Renmei e Rio Nikkei realizam Undokai na BACS

Participante comemora sucesso em prova

O Undokai (gincana poliesportiva) conjunto – 47ª edição da Associação Nikkei do Rio de Janeiro e 4ª da Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, aconteceu em 30 de abril, na BACS – Base de Submarinos “Almirante Costa e Silva”, na Ilha de Mocanguê, Niterói (Rio) e contou com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro. 

O local, de onde se pode avistar a Ponte Rio-Niterói bem como o Pão de Açúcar no outro lado da Baía de Guanabara, serviu de cenário ideal para que famílias inteiras pudessem passar um dia agradável e, ainda por cima, praticando diversas atividades. Não à toa, trata-se de um evento muito esperado porque todos os participantes ganham prêmios ou brindes.

Cônsul geral Ken Hashiba hasteia bandeira e tenente Cidiane

Na abertura, foram hasteadas as bandeiras do Brasil e do Japão ao som dos respectivos hinos nacionais. Apresentados pelo , vice-presidente da Renmei, Walter Yoshida, saudaram o público Koji Fukasawa (presidente da Renmei); Kenhitiro Kurihara (presidente da Rio Nikkei); Noriyuki Ishikawa (diretor da Câmara Japonesa); tenente Cidiane (oficial do dia da BACS) e o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba. 

Aquecidas pelo ginástica rítmica japonesa “radio taiso”, pela Escola Japonesa do Rio de Janeiro, os participantes conheceram as 28 modalidades para todas as idades anunciadas em português por Walter Yoshida, e em língua japonesa pela professora Amélia Kazuko Yoshida.

Bem organizado, o evento foi possível graças à soma de esforços de todos os departamentos, antes, durante e após. Nem todos sabem que o numeroso instrumental das modalidades e os apetrechos de realização voltam para a Rio Nikkei: gratidão e parabéns aos jovens, diretores, colaboradores.

(Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img