Marcada para este sábado (29), às 8h30 em 1ª chamada e às 9h em 2ª chamada – no Hall do Grande Auditório da entidade, durante a 162ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, a eleição que definirá os próximos dirigentes do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – terá chapa única. No dia 19 de abril, Renato Ishikawa, atual presidente da entidade e que busca seu terceiro mandato, esteve na Secretaria do Bunkyo – acompanhado do presidente de Comissão Erudita do Bunkyo, Carlos Harasawa, para registrar a chapa “Juntos”. O prazo para inscrições terminou nesta segunda-feira, dia 24.
Serão eleitos os dirigentes do Conselho Deliberativo, a nova Diretoria da entidade (presidente, 7 vice-presidentes, secretário geral e tesoureiro geral) e o Conselho Fiscal. Podem votar os cem membros do Conselho Deliberativo e mais os oito conselheiros natos (ex-presidentes da Diretoria Executiva e ex-presidentes do Conselho).
A chapa apresenta poucas mudanças em relação ao atual quadro da Diretoria, com a entrada de Massami Uyeda Júnior, como 6º vice-presidente, e Oston Itiro Suga Hirano, como 7º vice-presidente, nos lugares de Marcelo Hideshima (que faleceu no dia 1 de fevereiro deste ano) e André Korosue, que passa a ocupar o cargo de 1º Secretário. Da atual composição permanecem Roberto Nishio (1º vice-presidente); Valter Sassaki (2º); Rodolfo Wada (3º); Lídia Yamashita (4º) e Silvio Iamamura (5º).
O Conselho Deliberativo também apresenta duas alterações. No novo quadro, Henrique Shiguemi Nakagaki passa a ser o 2º vice-presidente e André Korosue o 1º Secretário. Saem Ricardo Nishimura (atual 3º vice-presidente do Conselho) e Celso Mizumoto (1º Secretário). Ricardo Nishimura será suplente do Conselho Fiscal.
Prioridades – Renato Ishikawa disse que decidiu aceitar os vários pedidos para se candidatar para o terceiro – e último mandato (o estatuto da entidade permite duas reeleições) – com o intuito de consolidar seus projetos iniciados ainda na primeira gestão. Suas prioridades são o fortalecimento das relações – pessoais e entre associações – e oferecer protagonismo aos jovens.
Ishikawa explicou que nos dois primeiros mandatos teve oportunidade de visitar várias associações espalhadas – de forma mais intensa no segundo, quando esteve presencialmente – e ficou admirado com a adesão das Regionais a sua proposta de trabalho.
Desafios – No entanto, para encarar mais um mandato, Renato Ishikawa terá que enfrentar alguns desafios, como a questão da idade – completa 85 anos em dezembro – além de ter que conciliar a atividade voluntária com a de presidente da CNL Empreendimentos Imobiliários, que está em franca ascensão.
“Topei para dar continuidade a estes dois projetos que considero prioritários e também fortalecer a imagem do Bunkyo na América Latina e consolidar a parceria com o governo japonês”, disse ele, explicando que, com o falecimento de Marcelo Hideshima, um dos nomes mais cotados para ser seu substituto futuramente – Renato disse que a necessidade de lapidar novas lideranças ficou ainda mais latente.
Renato Ishikawa conta que também gosta de utilizar a expressão ‘Juntos’, do discurso feito pelo primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe (morto em 2022) sobre a diplomacia japonesa para a América Latina e Caribe em São Paulo no dia 2 de agosto de 2014: “Progredir juntos, Liderar juntos e Inspirar juntos”. Renato Ishikawa a expressão para: “Juntos seremos mais fortes”.
(Aldo Shiguti)
Chapa Juntos
DIRETORIA
Presidente: Renato Ishikawa
1º Vice-Presidente: Roberto Yoshihiro Nishio
2º Vice-Presidente: Valter Takeo Sassaki
3º Vice-Presidente: Rodolfo Eiji Wada
4º Vice-Presidente: Lídia Reiko Yamashita
5º Vice-Presidente: Silvio Hidemi Iamamura
6º Vice-Presidente: Massami Uyeda Jr.
7º Vice-Presidente: Oston Itiro Suga Hirano
Diretor Secretario Geral: Hugo Takeji Teruyra
Diretor Tesoureiro Geral: Wilson Toshihiko Otsuka
DIRIGENTES DO CONSELHO DELIBERATIVO
Presidente: Jorge Yamashita
1º Vice-Presidente: Tomio Katsuragawa
2º Vice-Presidente: Henrique Shiguemi Nakagaki
3º Vice-Presidente: Osamu Matsuo
1º Secretário: André Tatsuhiko Korosue
2º Secretário: Erisson Thompson Lima Jr.
3º Secretário: Rumi Kusumoto
CONSELHO FISCAL
Efetivos:
Taqueshi Ishikawa
Kenji Kiyohara
Reimei Yoshioka
Suplentes:
Takao Yamada
Lidia Reiko Ogassawara Shimizu
Ricardo Luís Nishimura