Região central: o Japão de Chuubu

Castelo de Kanazawa – Divulgação

A cada semana trouxemos algumas partes do Japão, iniciando nossa jornada ao norte, na ilha de Hokkaidou (北海道) e hoje chegamos à região central do país, chamada de Chuubu (中部). Abraçada pelo Mar do Japão e pelo Oceano Pacífico, traz consigo os ares bucólicos das montanhas em contraste com as zonas industriais de Chukyo, Tokai e Hokuriku.

A região de Chuubu se desenvolveu especialmente na Era Feudal (XI a XIX) devido a sua área estratégica, permitindo o controle militar e político. Além de ser palco de muitos eventos históricos, Chuubu foi o berço de poderosos clãs de samurais. Através do bushidou (武士道), o código dos Samurais, os guerreiros se mantinham leais aos seus patrões e exerciam funções em troca de arroz e dinheiro. A região foi habitada pelos famosos daimyo (大名)Oda Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu, figuras emblemáticas que tiveram papéis fundamentais na história e unificação do país.

Chuubu é constituída por 9 províncias: Aichi, centro industrial, Niigata e Nagano, destinos populares para quem aprecia os esportes na neve, Toyama, cujo cenário montanhoso produz o arroz de alta qualidade, Gifu e suas fontes termais, Ishikawa, com cidades como Kanazawa, onde podemos conhecer o Castelo de Kanazawa e casas samurais preservadas, assim como a província vizinha Fukui, que abriga o templo Eiheiji, famoso por educar monges budistas. Por fim, temos Shizuoka, grande produtora de sencha, e Yamanashi, excelente local para adentrar a região do Monte Fuji, o mais importante cartão-postal do Japão. Além de ser o pico mais alto (3.776m), sua forma de “chapéu”, inspirou gerações de artistas, tornando-se símbolo do país. A temporada de escalada, que vai de 1º de julho até 27 de agosto, é disputada e estima-se que a quantidade de escaladores chega a cerca de 200.000 pessoas. É ou não um destino popular? 

Já em relação à cultura gastronômica, Chuubu tem o gohei mochi, popular comida de rua de Nagoya. Feito de mochi com calda doce de missô vermelho, a iguaria é grelhada e servida em espetinho, o que facilita seu consumo. Irresistível, não é mesmo?

É inegável  Chuubu possui encantos e representações histórico-sociais importantes para a história do Japão, então não poderíamos deixar de ensinar expressões comumente usadas no dialeto da região. Vamos aprender?

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img