
A REN Brasil celebrou os 4 anos de atividade em jantar no restaurante Coco Bambu, no Lago Sul de Brasília, no último dia 18, reunindo autoridades, empresários e membros da comunidade nikkei. Houve homenagens, reflexões e apresentação de novos projetos, além da posse da nova diretoria-executiva e conselho fiscal para o biênio 2025-2026.
A Rede de Empreendedorismo Nikkei (REN Brasil) foi formada por jovens para promover empreendedorismo, por meio de assessorias em mercado, contato entre empresas, encontro de apresentações de negócios, networking, publicação de catálogo, tutoriais para startups e pequenos negócios e representação junto aos órgãos governamentais e agentes políticos e outras atividades, com preservação da cultura japonesa.

O evento foi realizado com o apoio da Embaixada do Japão no Brasil e da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), com a presença do embaixador Teiji Hayashi e da representante-sênior da JICA Reiko Kawamura.
A diretora de negócios, Márcia Mikami, apresentou as atividades da REN para 2025, como a Missão Empresarial REN BRASIL | Expo Japão 2025: 130 Anos de Negócios, Gastronomia e Cultura, no Japão; a Missão Empresarial no Amazonas e o Fórum de Inovação Empresarial Nikkei – Impulsionando o Futuro dos Negócios Nikkeis no Brasil, em São Paulo.

A REN Brasil anunciou ainda a criação do REN Jovens, iniciativa voltada à capacitação de novos líderes nikkeis. Akemi Yokozawa e Danylo Shymano, representantes do grupo, apresentaram as diretrizes e atividades programadas, enfatizando o compromisso com a valorização da identidade nikkei e a ampliação das oportunidades para jovens empreendedores. Os organizadores do ICO Brasília, tradicional encontro de jovens nipo-brasileiros, Kenzo Nomura e Pabline Inumaru ressaltaram a importância do evento para a formação de redes de contato e fortalecimento da comunidade entre as novas gerações.

O evento também foi um marco para o REN Mulheres, iniciativa de grande impacto dentro da REN Brasil, segundo a entidade. Criado pela atual presidente da REN Brasil, Lesley Ishii, o grupo “promove o protagonismo feminino e incentiva o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres. Atualmente, conta com representações em Brasília, Paraná, São Paulo, Manaus e está em expansão para Goiânia e Rio de Janeiro”. Com o apoio da JICA e da Embaixada do Japão, o grupo tem 25 associadas ativas.
Foi celebrada ainda a sanção da lei 15.098/2025, de relatoria do deputado Pedro Aihara, que estabeleceu o Dia Nacional da Ikebana, arte tradicional japonesa, após quase duas décadas de trâmite no Congresso. Também estiveram presentes o deputado distrital Thiago Manzoni, responsável pela proposição da Rua Japonesa em Brasília, e o deputado federal Luiz Nishimori, um dos principais articuladores da relação Brasil-Japão no Parlamento.

No evento, também ocorreu o lançamento do Catálogo de Associados REN Brasil, em formato digital e impresso e cujo objetivo é fortalecer o networking e a visibilidade dos negócios nikkeis. O material será distribuído a instituições governamentais japonesas.