Reality esportivo japonês ‘Ninja Warrior’ entra no radar dos Jogos Olímpicos


Reality esportivo sucesso de público no Japão há muitos anos, “Sasuke” ou “Ninja Warrior”, como é conhecido fora do país, está em fase de estudos para ser uma nova modalidade olímpica, na categoria pentatlo, que inclui cinco esportes (tiro, esgrima, natação, corrida e hipismo).

No dia 02 de maio, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) confirmou que nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, a corrida de obstáculos poderá entrar no lugar do hipismo. A entidade divulgou que fará, junto com a organização internacional World Obstacle, um teste com dois tipos de obstáculos, nos dias 27 e 28, na Turquia, um primeiro campeonato-teste. Na ocasião, cenários do programa “Sasuke”, do canal japonês TBS, e de outros programas parecidos da França e Polônia estarão na competição.

Um dos cenários usados será o Wall Flip, que consiste em subir uma parede correndo, além de outros três. Dependendo dos resultados e feedbacks, o COI (Comité Olímpico Internacional) fará uma análise em dezembro deste ano e, caso tudo esteja bem, a estreia da modalidade pode ocorrer nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, como um esporte único, feito até então inédito para um programa de televisão.

O produtor do programa no Japão, Tarô Muraguchi, disse que “um programa que começou em 1997, virou sucesso internacional, e agora poderá ser algo muito maior”. Já o presidente da World Obstacle, Ian Adamson, ecplicou que “‘Sasuke’ tem audiência em mais de 160 países, é a corrida com obstáculo com milhares de telespectadores. Caso se transforme em um esporte do pentatlo, será um produto com potencial grande para aumentar a audiência, além de atrair mais gente para assistir as Olimpíadas”.

O programa é visto em mais de 160 países, com mais de 20 adaptações para versões regionais e está no ar por mais de 20 anos.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img