Recentemente, o empresário sul-africano Elon Musk foi considerado o homem mais rico do mundo. O novo dono do Twitter (que suspendeu as negociações de aquisição, temporariamente), fundador da Tesla e da Space X tem uma fortuna avaliada em 219 bilhões de dólares. Em segundo lugar aparece Jeff Bezos, da Amazon, com 171 bilhões. Mas, e os japoneses? Será que algum bilionário chega aos pés dos maiores? A resposta é não.
De acordo com levantamentos da revista Forbes, o japonês mais bem posicionado acumula 26.1 bilhões de dólares, e ocupa a posição de 54º lugar na lista geral. Atualmente, só três japoneses estão no top 100 das maiores fortunas do mundo.
O Nippon Já aproveitou essa lista para mostrar quem são e de onde vem os bilhões acumulados dos japoneses mais ricos:
1 – Tadashi Yanai ($26.1 bilhões de dólares)
É dono da maior franquia de lojas de roupa do Japão, a Uniqlo. Nascido em 1949, em Yamaguchi, na região oeste do Japão, vem de família de comerciantes e cursou economia em Yaseda. Depois de formado, atuou na área administrativa de um supermercado.
Mas Tadashi abandona o trabalho em menos de um ano. Volta para a casa, em Hiroshima, e ajuda no comércio da família. Aprendendo a fazer todas as etapas do zero, Tadashi começa a sentir gosto pelos negócios. Em 1984, herda a loja do pai. Diferente dos outros negócios da região, procura fazer uma loja com roupas casuais. Mas logo que toma a chefia, a bolha econômica japonesa explode, dificultando a expansão do empreendimento.
A partir dali, a Uniqlo procurou uma forma barata e elegante para produzir produtos e roupas, lançando produtos exclusivos e diferentes. A marca acabou entrando em outros ramos do segmento, se tornando referência.
Uma das suas frases marcantes é: “Se você fizer 10 coisas novas, 9 fracassaram” e “O maior arrependimento em vida que você pode ter é não ter tentado”
2 – Takemitsu Takizaki ($23.9 bilhões de dólares)
Nascido em 1945, em Hyogo, Takemitsu Takizaki é fundador da empresa de eletrônicos Keyence. Estudou até o ensino médio e, em seguida, já começou a trabalhar. No seu primeiro emprego, Takizaki já pensava na sua empresa própria, dedicando-se em aprender as novas técnicas de trabalho. Nessa época, ele já lia vários livros sobre empreendedorismo.
Takemitsu fez a sua primeira empresa com 24 anos, mas logo em seguida vai à falência. Depois, tenta fazer outra, mas em pouco tempo vai de novo à falência. Com duas derrotas, aos 26 anos, faz a sua terceira empresa, que seria a precursora do Keyence. Depois de muita reformulação, a atual empresa tem como foco sensores e detectores e, atualmente, a Keyence é uma das líderes no segmento.
A companhia é famosa por ser uma das empresas japonesas que melhor paga os seus funcionários.
Uma das frases mais famosas de Takemitsu é: “Nunca faça um produto que o cliente deseje”
3 – Masayoshi Son ($21.3 bilhões de dólares)
Nascido em 1957, Masayoshi é filho de coreanos que moram no Japão. Na sua infância passou por preconceitos por sua origem. Foi fazer intercâmbio nos Estados Unidos quando jovem e, ao retornar, em 1980, começou no ramo da computação. No ano seguinte, deu início à sua empresa, a Nihon Soft Bank.
Depois, se juntou com a americana Yahoo!, para criar a Yahoo! Japan. Em 1983, ficou afastado por causa de uma hepatite, quando se endividou e, estudando os dados dos seus negócios, tentou inventar uma tecnologia telefônica que mudasse para a linha mais barata de forma automática. Assim criou a NCCBOX, cujo faturamento foi de 20 bilhões de ienes na época.
De 2005 para cá, sua empresa se tornou um grande conglomerado que vai de softwares, editoras, e-commence, venture capital, empresas de comunicação, até time de beisebol. Tornou-se, assim, uma das maiores empresas de TI do Japão.
Uma das suas frases mais famosas é: “Nos vinte, você faz o seu nome; aos trinta, pelo menos junte 10 milhões; aos quarenta, se desafie; aos cinquenta, complete o seu empreendimento; e, aos sessenta, deixe um sucessor”
4 – Takahisa Takahara ($6.4 bilhões de dólares)
Nascido em 1961, na província de Ehime, é filho do fundador da Unicharm Corporation, uma das maiores empresas de produtos de higiene do Japão. Ao ingressar na empresa em 1991, torna-se presidente em 2001, assumindo o lugar do seu pai. Crescendo globalmente, a Unicharm se expande para mais de 80 países.
Na gestão de Takahara, a companhia aumenta em seis vezes o lucro das vendas de produtos no exterior, que chega no valor de $6,6 bilhões, sendo uma boa parte de países asiáticos.
Diferente de seu pai, que era um típico líder nato e empreendedor, Takahisa procurou um novo método de gestão empresarial. “Em vez de centralizar todas as decisões em uma pessoa só, é melhor deixar que cada funcionário tenha autonomia para agir em prol da empresa”, assim pensava Takahisa, que procurou um estilo distinto do seu pai.
A Unicharm foi escolhida como uma das empresas mais sustentáveis do país, segundo a revista Forbes Japonesa.
5 – Shigenobu Nagamori ($5.4 bilhões de dólares)
Nascido em 1944, em Kyoto, é fundador da Nidec Corporation. Em poucos anos se tornou uma das maiores empresas no ramo de produção de HD para computadores. Nagamori fundou a empresa com 28 anos. Sem muitas expectativas no começo, procurou a saída indo para fora do Japão, ao buscar novos negócios nos Estados Unidos. Em 1976, funda a Nidec America.
Na década de 80, com a expansão do computador, Shigenobu mira na produção de hard-disk. Com uma produção rápida, a empresa vai conquistando o mercado. Aos poucos, a empresa abre filiais na Tailândia, Taiwan, China e Alemanha.
A empresa, também prevendo os rumos do mercado de computação, não investe pesado em pesquisa e inovação, sendo uma das líderes no segmento. Além disso, expande seus negócios em motores de precisão e medição. Em 2001, entra na bolsa de Nova York. A própria Apple chega a usar motores da Nidec em seu iPod.
Shigenobu é conhecido por ser um grande administrador de empresas. Cuidando de mais de 20 empresas, conseguiu mantê-las longe da falência. A sua filosofia é: “Paixão, vontade, obstinação” ou “trabalho duro com inteligência”.
Uma das suas frases mais famosas é: “Faça agora, não hesite, faça até conseguir!”
6 – Hiroshi Mikitani ($5.1 bilhões de dólares)
Fundador da empresa de compras online Rakuten. Nascido em 1965, na província de Hyogo, começou a trabalhar como bancário depois de formado. Em 1993, fez MBA em Harvard. Em 1997, funda a sua empresa que viria a ser a Rakuten. Começando com 13 lojas, a empresa cresce em um ano para mais de 200 lojas. Inovando no setor de compras, a Rakuten se torna líder no segmento de compras online no Japão.
A partir de 2000 em diante, Hiroshi entra no mercado de futebol japonês, investindo no time Vissel Kobe; em 2005, mira no beisebol japonês, investindo no time Touhoku Rakuten Golden Eagle.
Hiroshi lançou, em 2018, o seu livro “Business-Dô”, que traz 88 princípios para o sucesso, segundo o empresário.
Uma frase famosa de Hiroshi é: “Não se deve achar que os sonhos e a realidade são coisas diferentes. Quem fala isso, são pessoas que não se esforçaram para realizar os seus sonhos”
7 – Masatoshi Ito ($4.6 bilhões de dólares)
É presidente e fundador de uma das maiores redes de varejo de supermercado do Japão, a Seven & i Holdings. Com mais de 72 mil lojas em 15 países e $54 bilhões de faturamento anual.
Nascido em 1924, em Tóquio, Masatoshi começou a sua carreira com o fim da Segunda guerra. Voltando para a casa, monta com o seu irmão e sua mãe um pequeno mercado. Em 1958, funda a sua empresa que, logo em seguida, seria o seu grande supermercado, Ito-Yokado. Em 1973, faz o primeiro Seven-Eleven do Japão, a maior rede de lojas de conveniência do país. Atualmente, existem lojas de Seven-Eleven na China, Estados Unidos e em outros países.
Uma frase famosa sua é: “Tem algo que faz o cliente voltar. Tem algo que o fornecedor não vende. Tem algo que o banco não empresta. Esse algo é a base do negócio. Por isso, a confiança é a mais importante. A garantia da confiança não é o dinheiro ou bens materiais, mas a honestidade, o trabalho sério e a sinceridade correta”
8 – Akio Nitori ($4 bilhões de dólares)
Presidente da Nitori, uma das principais empresas de moveis domésticos do Japão. Nascido em 1944, foi criado em Hokaiddo, região norte do Japão. Formado em economia, fundou a sua empresa de móveis em 1967. Em 1972, faz uma viagem aos Estados Unidos e se encanta com a riqueza do país. Desejando que o Japão fosse o igual, retorna ao país de origem, deu início à Nitori.
Filho de marceneiro, Akio cresceu acompanhando o negócio da família. Sendo um aluno franzino, sofria com o bullying na escola. Depois de adulto, Akio tentou trabalhar fora de casa, mas não obteve sucesso e foi despedido em menos de um ano. Se lembrando da fala do seu pai, que dizia que deveria se esforçar em dobro, ou fazer algo que ninguém fazia. Akio sabia das suas fraquezas, e sabia que o esforço, para ele, não seria o melhor, mas procurar algo que ninguém faz.
Assim, percebeu que depois da guerra, muitas casas perderam os seus móveis durante os bombardeios. Encontrou, portanto, o “fazer algo que ninguém fazia” e deu início à carreira de emrpesário.
Atualmente, a Nitori tem 693 lojas, só no Japão. Possui lojas em Taiwan, China e ao redor do mundo.