Província de Kochi quer se tornar a ‘terra do animê’

Recentemente o filme japonês “Belle” chegou aos cinemas do Brasil. O filme já é um sucesso dentro e fora do Japão com bilheteria de 61,9 milhões de dólares. Além da história, a estética com lindos cenários foi uma das coisas que chamou a atenção do público. E para surpresa, esses lugares existem na vida real: foram escolhidas paisagens da província de Kochi para compor o animê. Agora, um projeto audacioso foi iniciado para promover Kochi como a “terra do animê”.

Com a iniciativa do banco Kochi Shinkin, o projeto envolve três principais cidades e a prefeitura de Kochi com intuito de tornar a província um centro de mercado de animação japonesa (animê). No dia 17 de janeiro, os representantes das instituições envolvidas no projeto assinaram formalmente o acordo de parceria e no dia 20 do mesmo mês realizaram uma coletiva de imprensa para divulgar detalhes sobre o projeto.

No longo prazo, a ideia é criar oportunidades de especialização e interação dos profissionais da área de animação, com realização de conferências e exposições sobre técnicas digitais, para que a província abasteça o mercado de animê com profissionais qualificados. Também está em pauta a descentralização de empresas de animação, incentivando a instalação delas em Kochi, e, consequentemente, atribuindo um papel importante à província sobre o mercado de animê. Acredita-se que preparando um cenário de atuação para os artistas e produtores de animê será possível atrair jovens para Kochi, além de turistas e investidores estrangeiros.

Seis eventos já foram divulgados com um cronograma provisório como parte deste projeto:

  1. Criação de plataforma para encontros, previsto para final de 2022.
    Uma plataforma digital para interação social entre profissionais e agências de animê.
  2. “Anime Creator Award”, inscrições previstas para final de 2022 ou início de 2023.
    Concurso destinado a estudantes de animê com o propósito de estimular e identificar novos talentos.
  3. “Anime Creator Festival”, realização prevista para final de 2023.
    Realização de conferências e palestras convidando agências e empresas de animação na cidade de Kochi; promoção de diferentes atrações, como concurso de cosplay, na cidade de Susaki em conjunto com a população local; e um espaço na cidade de Nankoku para realização de feira de trabalho, onde jovens e estudantes possam explorar e experimentar profissões da área.
  4. Planos especiais para atuantes da animação
    Com objetivo de atrair empresas, agências e produtores de animê a buscarem mão de obra e cenários em Kochi, promovem programas para favorecer e facilitar a viagem até a província.
  5. Laboratório digital para os criadores de animê
    Escritórios satélites no centro da cidade de Kochi para incentivar a instalação e descentralização de sedes das empresas e agências da área, na tentativa de aumentar a empregabilidade.
  6. Construção de uma base para os criadores de animê
    Um local que possa ser utilizado para realização de cursos de especialização e workshops proporcionando oportunidades de interação entre criadores e fãs de animê.

Não é a primeira vez que acontece um projeto envolvendo animê de iniciativa pública e privada no Japão. Mas, desta vez, há uma expectativa bem grande. Os projetos realizados até aqui costumavam ser de tempo bastante restrito e também não apresentavam impacto e influência social. Já no atual projeto, há planejamento de realização de eventos anualmente, além de investimento para aumentar a população e mão de obra jovem na província, abastecendo o mercado de animê.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img