Primeiro-ministro do Japão expressa condolências às famílias na Bahia

Após as fortes chuvas que assolaram o estado da Bahia no fim do ano passado, deixando mais de 32 mil pessoas desabrigadas e causando 26 mortes, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yoshimasa Hayashi, enviaram mensagens de apoio e solidariedade ao governo brasileiro.

No dia 28 de dezembro, ambas as autoridades expressaram condolências às dezenas de famílias afetadas pela chuva. De acordo com a mensagem de Kishida para o president Jair Bolsonaro, “tomei conhecimento de que as recentes inundações no Nordeste do Brasil resultaram na perda de muitas vidas preciosas e na evacuação de muitas pessoas devido a danos em suas casas. Gostaria de expressar minha mais profunda simpatia ao governo e ao povo de seu País. Gostaria de oferecer minhas mais sinceras condolências às famílias enlutadas daqueles que perderam suas vidas. Desejamos uma rápida recuperação para todos os afetados e uma rápida recuperação pra as áreas afetadas”.

Já o ministro Hayashi seguiu a mesma linha, demonstrando tristeza com os resultados devastadores dos temporais na região. “Gostaria de expressar minha mais profunda consternação ao Governo e ao povo do Brasil pelos enormes danos causados pelas recentes inundações no Nordeste do país. Gostaria de oferecer minhas mais sinceras condolências às famílias enlutadas daqueles que perderam suas vidas. Desejamos uma rápida recuperação para todos os afetados e uma rápida recuperação para as áreas afetadas.”

Cooperação técnica – Vale ressaltar que Japão e Brasil mantém diversas iniciativas de cooperação técnica, especialmente na prevenção contra desastres naturais decorrentes das mudanças climáticas. Tal parceria tem mostrado, ao longo do tempo, bons resultados frente à rápida urbanização das cidades brasileiras, bem como o aumento do número de moradores na área de risco expostos a acidentes causados por temporais.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img