Primeira ferrovia do Japão completa 150 anos com direito a cerimônia oficial

Ilustração mostra época em que estação de Shinbashi foi inaugurada

Uma cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (06) em celebração ao 150º aniversário do lançamento da primeira ferrovia do Japão. O evento aconteceu em um hotel instalado no prédio da Estação de Tóquio e contou com pessoas da indústria ferroviária, funcionários do governo e legisladores. O imperador Naruhito e a imperatriz Masako também marcaram presença.

A primeira ferrovia do país foi inaugurada em 14 de outubro de 1872, entre a Estação Shinbashi, em Tóquio, e a Estação Yokohama, em Yokohama, com uma locomotiva a vapor que percorreu a linha tornando-se um símbolo do movimento de ocidentalização do Japão na época. A difusão dos serviços ferroviários desde então tem apoiado o desenvolvimento industrial e a vida das pessoas.

No entanto, o setor enfrenta um momento de grandes desafios, pois muitos operadores ferroviários sofrem com a diminuição nos lucros nos últimos anos, devido à queda da população do país e à pandemia.

Em discurso, Naruhito disse que usa ferrovias desde a infância, citando suas “boas lembranças de cantar algumas velhas canções ferroviárias” quando era estudante do ensino fundamental. Elogiando os esforços das pessoas da indústria ferroviária para continuar oferecendo serviços em meio à pandemia do COVID-19, o imperador complementou: “Espero que os serviços ferroviários do nosso país passem por esse momento difícil e continuem sustentando a economia e os meios de subsistência”.

Uma cerimônia realizada em 1972 para o 100º aniversário da abertura da ferrovia entre Shinbashi e Yokohama contou com a presença do imperador Hirohito, postumamente chamado de imperador Showa, e sua esposa, a imperatriz Kojun, avós do atual imperador.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img