Presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros recebe prêmio da CCBJ

Tarciana Medeiros, diretoria da Câmara de Comércio Brasileira no Japão e autoridades durante a cerimônia de entrega do prêmio sustentabilidade – Divulgação

Em 22 de agosto, Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, foi homenageada com o prestigiado prêmio “CCBJ Awards Person of the Year”. A premiação, organizada pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) desde 2010, celebra personalidades que se destacam na promoção das relações entre Brasil e Japão. Tarciana foi escolhida por seu papel pioneiro como a primeira mulher a ocupar a presidência do Banco do Brasil, sua inclusão na lista da Forbes das 100 mulheres mais poderosas do mundo e seu compromisso com o desenvolvimento econômico e a responsabilidade social.

Ao receber a homenagem, Tarciana Medeiros expressou sua gratidão: “Não é fácil colocar em palavras o agradecimento à CCBJ por essa homenagem feita a mim, concedendo o título de Person of the Year 2024. Além de muito me honrar, especialmente por eu ser a primeira mulher indicada ao prêmio, reforça o meu compromisso com o fortalecimento das relações comerciais entre o Brasil e o Japão. Mais do que isso, esse prêmio, apesar de personificado em mim, representa uma trajetória de relacionamento construído há mais de meio século do Banco do Brasil no Japão.”

Elo – Com presença no Japão desde 1972, o Banco do Brasil tem sido um importante elo na promoção das relações comerciais e culturais entre os dois países. Ao longo de mais de cinco décadas, o Banco desempenhou um papel fundamental no apoio à comunidade brasileira residente no Japão e no fomento ao comércio internacional entre as duas nações.

O Banco não apenas facilita operações financeiras que impulsionam o fluxo de exportações e importações entre Brasil e Japão, como também é um embaixador da cultura e valores brasileiros, promovendo o intercâmbio cultural e o diálogo entre as comunidades empresariais de ambos os países.

Sustentabilidade – Durante o discurso, Tarciana destacou a importância da sustentabilidade no Banco do Brasil. Aproximadamente um terço da carteira de crédito da instituição já é voltada para negócios sustentáveis, com cerca de R$ 360 bilhões investidos em crédito verde, distribuídos em mais de 3 milhões de operações.

“Nossa atuação no mercado de crédito de carbono permitiu a preservação de mais de 670 mil hectares de florestas, além da recuperação de terras degradadas,” salientou a presidente.

Liderança – O troféu foi entregue por Celso Guiotoko, presidente da CCBJ, que destacou a relevância da liderança de Tarciana: “A presidente do Banco do Brasil é alguém cujo trabalho incansável e visão estratégica têm inspirado não apenas o setor financeiro, mas toda a sociedade brasileira. Sob a liderança da senhora Tarciana Medeiros, o Banco do Brasil não apenas solidificou sua posição como uma das maiores instituições financeiras da América Latina, mas também deu passos significativos na direção de um futuro mais sustentável, inclusivo e digital.”

Reponsabilidade social – Thiago Poggio Pádua, encarregado de Negócios, representando o embaixador do Brasil no Japão, reforçou o compromisso do Banco do Brasil com a sustentabilidade:

“Em 2024, pelo quinto ano consecutivo, o Banco do Brasil foi reconhecido como o Banco Mais Sustentável do Mundo. Este reconhecimento reflete a responsabilidade social do Banco e sua aliança com os objetivos globais de desenvolvimento sustentável, que são prioridades tanto para o Brasil quanto para o Japão”, destacou.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo embaixador Yasushi Noguchi, Diretor-Geral para a América Latina e Caribe do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão; André Chermont de Lima, Cônsul-Geral do Brasil em Tóquio; Luís Fernando Abboi Galvão, Cônsul-Geral do Brasil em Nagoia; Aldemo Garcia, Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu.

Diversidade – O banco está presente em 11 países, incluindo o Japão, onde desempenha um papel crucial no suporte à comunidade brasileira residente no país e ao fortalecimento das relações comerciais e culturais entre os dois países. O compromisso do Banco do Brasil com a diversidade é um dos pilares centrais de sua estratégia de gestão de pessoas.

Atualmente 44,4% do Conselho Diretor do BB é composto por mulheres, e 22,2% são pessoas negras, números que refletem o esforço da instituição em promover a inclusão e a representatividade em todos os níveis organizacionais.

A instituição é Embaixadora do Pacto Global nas iniciativas Salário Digno, Raça é Prioridade e Elas Lideram 2030, reafirmando sua missão de promover a inclusão em todos os níveis e segmentos.

O troféu – O troféu “CCBJ Awards Person of the Year” foi criado pela icônica artista Tomie Ohtake, e simboliza a forte conexão entre Brasil e Japão. O modelo é inspirado na famosa escultura que recepciona visitantes no Aeroporto Internacional de São Paulo. Tomie Ohtake, nascida em Kyoto e que imigrou para o Brasil em 1936, deixou um legado imenso na arte brasileira e internacional, tendo produzido, aos 101 anos, cerca de 30 pinturas para sua última exposição individual. A premiação CCBJ Awards Person of the Year contou com o apoio das empresas Alfainter, Banco do Brasil, Brastel, Citrosuco, Kowa, Taiyo Corporation e WEG.

(Neide Hayama, especial para o Nippon Já)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img