Por iniciativa de Aurélio Nomura, Câmara Municipal de SP homenageia Akeo Yogui, novo ‘Cidadão Paulistano’

O homenageado com a família: “Tentei ser útil à sociedade. Não sei se consegui”, disse Akeo (Fotos: Aldo Shiguti)

 

A Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB), no bairro da Liberdade, em São Paulo, foi palco, no dia 30 de agosto, de sessão solene para entrega do Título de Cidadão Paulistano ao empresário, engenheiro e uma das principais lideranças da comunidade nikkei, Akeo Yogui. Proponente da homenagem, o vereador Aurélio Nomura conseguiu aprovação dos demais parlamentares para que a cerimônia fosse realizada na “casa” do homenageado.

George Hato, Ushitaro Kamia, Dona Maria Iroko, Akeo Yogui e Aurélio Nomura

 

A Mesa foi composta pelo cônsul Takahiro Yamauchi; do presidente da AOKB, Ritsutada Takara; do vereador George Hato; do representante chefe da Jica Brasil (Japan International Agency Cooperation), Masayuki Eguchi; do presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Renato Ishikawa; do primeiro vice-presidente da Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Jun Suzaki (representando o presidente Paulo Saita); o vice-presidente da Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), José Taniguti (representando o presidente Toshio Ichikawa); o ex-vereador Ushitaro Kamia e o primeiro vice-presidente da AOKB, Tério Uehara (representando os amigos do homenageado).

Akeo Yogui recebeu a homenagem cercado de amigos, que lotaram a sede do Okinawa Kenjinkai

 

Nascido em 26 de fevereiro de 1944, em Pompéia (SP), Yogui chegou em São Paulo em 1957. Engenheiro formado pela Faculdade de Engenharia de Mauá, fundou a Engenharia e Construtora Obra Geral Ltda e dedicou boa parte de sua vida a ajudar as pessoas.

Foi presidente da Associação Okinawa de Santa Maria (1998 a 2001) – entidade que ajudou a fundar – da AOKB (onde participa como diretor desde 1994 e a presidiu de 2005 a 2011); da Kenren (que presidiu de 2008 a 2011); e da Enkyo –presidiu também o Conselho Administrativo do Hospital Nipo-Brasileiro – instituição mantida pela Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo.

(Aldo Shiguti)

 

 

PARA LER O CONTEÚDO COMPLETO, ASSINE O NIPPON JÁ, O MAIOR JORNAL DA COMUNIDADE NIPO-BRASILEIRA

RECEBA NO CONFORTO DA SUA CASA A EDIÇÃO IMPRESSA SEMANAL

Para mais informações: contato@brasil-nippo.org.br ou WhatsApp (11) 97820-0303

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img