Pioneiro no país, Tooro Nagashi de Registro celebra 70 edições

Edição comemorativa terá lançamentos de cerveja à base de chá verde e apresentação do Roteiro da Imigração Japonesa

Apesar do caráter festivo, o Tooro Nagashi de Registro dá destaque às cerimônias religiosas em homenagem aos antepassados – Wagner Assanuma

Evento tradicional com origem no Japão e realizado no Brasil pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo) desde 1955 com o intuito de homenagear os antepassados e celebrar a paz, o Tooro Nagashi de Registro, no Vale do Ribeira, é também o mais antigo do país.

Para comemorar a edição de número 70, que acontece este ano nos dias 1, 2 e 3 de novembro, a Comissão Organizadora preparou um evento especial. A programação inclui o lançamento de uma edição especial da cerveja Lager com chá verde e a apresentação do Roteitro da Imigração Japonesa.

Em parceria com a Beta Hops, o Bunkyo de Registro lançará um bebida em homenagem ao legado das famílias Amaya, Shimada e Yamamuru, pioneiras no cultivo de chá no Vale do Ribeira e que transformaram a região em um polo de produção de chá verde no Brasil.

Com 4,2% de teor alcóolico, a Beta Hops Lager combina o frescor do chá verde, rico em antioxidantes, com a suavidade da cerveja, criando uma experiência equilibrada e refrescante. Cada folha de chá verde foi colhida artesanalmente, respeitando o tempo da natureza e o terroir da Mata Atlântica.

Em edição limitada, a latinha com 355 ml da bebida será vendida somente nos dias do Tooro Nagashi por R$ 15,00 cada uma.

O diretor do Departamento de Eventos do Bunkyo de Registro e coordenador geral do Tooro Nagashi, Dilson Tsunoda, conta que a cerveja à base de chá verde completa o ciclo iniciado no ano passado, quando o Bunkyo lançou, na mesma época, uma bebida à base de arroz produzida pela Japas Cervejaria, que este ano completa uma década de existência. “A ideia é prestar as três famílias que ainda trabalham com o cultivo de chá no Vale do Ribeira”, explica Dilson.

 

Turismo – Outra novidade será o lançamento oficial do Roteiro da Imigração Japonesa. O rotreiro foi desenvolvido  como uma imersão cultural e histórica, destacando, destacando a importância da cidade de Registro como o Marco da Colonização Japonesa no Brasil, título concedido pelo Decreto nº 50.652, de 30 de março de 2006.

A ideia é resgatar e preservar a trajetória  dos imigrantes japoneses, proporcionando aos turistas uma experiência enriquecedora através de visitas a locais históricos, plantações de chá e templo, além dem atividades culturais que envolvem a comunidade local.

Dilson Tsunoda destaca que o Roteiro da Imigração Japonesa é uma versão aprimorada e mais estruturada da Rota do Chá – roteiro turístico que passa pelos municípios de Registro e Sete Barras e conta com opções de turismo rural, de vivência e turismo gastronômico. “Pretendemos também que o visitante contribua para a manutenção e melhoria do local visitado”, diz.

Elaborado em conjunto com o Sebrae e com o Conselho Municipal de Turismo de Registro (COMTUR) para um fim de semana (com início na sexta-feira), o roteiro turístico de Registro prevê visitas ao Bunkyo, Templo Budista, Memorial da Imigração Japonesa, à indústria de beneficiamento de artefatos DAI Artefatos de Junco, ao prédio do Sesc (que ocupa o completo  KKKK – Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha – empresa de desenvolvimento industrial e rural de apoio aos imigrantes japoneses implantada em Registro, em 1912) e Mercado Municipal, além de passeios no Sítio Yamamaru e no Sítio Yamada, onde os visitantes poderão conhecer a produção e participar da colheita do chá preto.

De acodo com o presidente do Bunkyo de Registro, Kunihiko Takahashi, “o lançamento desse roteiro é um marco para o fortalecimento do turismo na região e está alinhado com as diretrizes da valorização da cultura japonesa, que o Tooro Nagashi simboliza tão bem”.

O lançamento do Roteiro da Imigração Japonesa será lançado no dia 2, durante a cerimônia de abertura do Tooro Nagashi, que deve contar com a presença de autoridades muncipais e estaduais. A ideia é colocar o roteiro em prática a partir de março de 2025.

Programação – A programação do 70º Tooro Nagashi terá início já na quinta-feira (30), na área de convivência do Sesc Registro, com a Vivência em Karatê. A exemplo do ano passado, o Sesc Registro, aliás, realiza uma programação especial durante a semana em que acontecem as celebrações do Tooro Nagashi.

Destaque para o espetáculo O Legítimo Pai da Bomba Atômica. Com produção de Rogério Nagai. texto de Murilo Dias César e direção de Gabriela Rabelo, o espetáculo narra a história real do físico judeu húngaro Léo Szilárd, desde a fuga do nazismo até sua ligação com a construção da primeira Bomba Atômica.

O Sesc Registro também participa com apresentações especiais para o palco do Tooro Nagashi, como o cantor Joe Hirata e com a Academia Corpus Line de Mogi das Cruzes.

Passarão ainda pelo palco do Tooro Nagashi de Registro atrações da casa como o grupo de taiko Ribeira Ryofu Daiko, apresentações de danças de minyo Yamato-Kai, do Nihongo Gakku e de cantores do Bunkyo de Registro. A programação traz ainda o cantor Sergio Tanigawa, a Banda Sankyo e a cantora Karen Ito e o Grupo Eisa Taiko Ryuka Sosaku Daiko, entre outros.

O cantor Joe Hirata é uma das atrações do Tooro Nagashi de Registro deste ano

Cunho religioso – Dilson Tsunoda explica que, apesar do caráter festivo, o ponto alto do Tooro Nagashi contiunua sendo as cerimônias religiosas, que contam com participações de representantes de diferentes religiões e filosofias. Para homenagear os antepassados acontecem o Culto da Seicho No Ie às vítimas do Acidente na BR 116, a Cerimônia de Purificação das águas do Rio Ribeira de Iguape e o Ato Inter-religioso para as almas dos antepassados

O ápice da festa é a soltura dos barquinhos. Este ano, conta Dilson, serão soltos cerca de 2.500 deles confeccionados pela AME (Apoio ao Menor Esperança), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e pelo Oniguiri Seinenbu, o departamento de jovens do Bunkyo de Registro.

Quem quiser participar, pode adquirir seu barquinho, mesmo que não esteja presente no dia. Os tooros são confeccionados em madeira e papel colorido e custam R$ 35,00 (cada um). Os pedidos antecipados podem ser feitos pelos telefones do Bunkyo de Registro (13/ 3822-4144 / 3822-2865.

A exptectaiva é que este ano o Tooro Nagashi receba cerca de 20 mil visitantes,incluindo caravanas de cidades vizinhas e até da Capital.

(Aldo Shiguti) 

PROGRAMAÇÃO 70º TOORO NAGASHI
DE REGISTRO

DIA 30/10 (quinta-feira)

Local: Área de Convivência – Sesc Registro

19H: Vivência em Karatê com Serafim de Oliveira

DIA 01/11 (sexta-feira)

Local: Cemitério da Saudade

9H: Cerimônia Inter-religiosa no Monumento das Almas

Local: Sala 03 – Sesc Registro

19H: Fermentação na Cultura Oriental: Koso com Gramácas da Natureza

Local: Área de Convivência – Sesc Registro

19H: Vivência em Karatê com Serafim de Oliveira

Local: Teatro – Sesc Registro

20H: O Legímo Pai da Bomba Atômica com Nagai Produções, texto de Murilo Dias César e direção de Gabriela Rabelo

Local: Praça Beira Rio

19H30: Grupo Ribeira Ryofu Daiko do Bunkyo de Registro

20H: Apresentação de Danças de Minyo Yamato-Kai

20H30: Karaokê Bunkyo de Registro

21H15: Sérgio Tanigawa

22H15: Bon Odori

23H15: Matsuri Dance

24H: Encerramento

DIA 2/11 (sábado)

Local: Cabeceira da ponte sobre o Rio Ribeira de

Iguape

9H: Culto de Seicho No Ie às vímas de acidentes na BR 116 com a parcipação das demais religiões.

Local: Espaço de Brincar – Sesc Registro

16H: Hajimari, Hajiman-Comesa, Começa com Flávia Wolffowitz

Local: Área de Convivência – Sesc Registro

16H30: Vivência em Karatê com Serafim de Oliveira

Local: Praça Beira Rio

11H: Almoço

12H30: Grupo Ribeira Ryofu Daiko do Bunkyo de Registro

13H: Apresentação de Danças de Minyo Yamato-kai

13H30: Karaokê Bunkyo de Registro

14H15: Apresentação – Nihongo Gakko do Bunkyo de Registro

14H30: Kenko Taisso (Associação Kenko Taisso do Brasil)

15H: Sérgio Tanigawa

16H: Academia Corpus Line de Mogi das Cruzes. Grupos de YosakoiSoran, Rizumu Taisso, Bon Odori e Passinhos.

17H: Cerimônia de Purificação das águas do Rio Ribeira de Iguape

18H: Ato Inter-religioso para as almas dos antepassados

19H: Tooro Nagashi (soltura dos barcos)

19H30: Grupo Ribeira Ryofu Daiko do Bunkyo de Registro

20H: Abertura

20H30: Joe Hirata

21H30: Bon Odori

23H: Matsuri Dance

24H: Encerramento

DIA 3/11 (domingo)

Local: Área de Convivência – Sesc Registro

17H: Mar de Histórias com Flávia Wolffowitz

Local: Praça Beira Rio

11H: Almoço

13H: Grupo Ribeira Ryofu Daiko do Bunkyo de Registro

13H30: Canções Folclóricas Japonesas Ensemble Sankyu

14H30: Banda Sankyo (Musicas de Okinawa)

16H: Karen Ito e Grupo Eisa Taiko Ryuka Sosaku Daiko

17H: Matsuri Dance

18H: Encerramento

*Programação sujeita a alteração pela Comissão Organizadora

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img