Pinturas históricas japonesas do século 7 são mostradas após 10 anos

Pinturas remetem ao século VII e foram encontradas no túmulo Takamatsuzuka

Antigas pinturas de parede, encontradas dentro de um túmulo na província de Nara, foram exibidas no Japão. Os murais, incluindo os das belas mulheres “Asuka Bijin”, foram encontrados dentro do túmulo Takamatsuzuka, na aldeia Nara de Asuka, em 21 de março de 1972, durante uma pesquisa do Instituto Arqueológico de Kashihara.

O túmulo foi construído entre o final do século VII e início do VIII. Os murais, considerados muito raros, hoje são um tesouro nacional designado pelo governo. Com o passar dos anos, as artes foram severamente danificadas, com mofo crescendo na superfície. Foi a partir de 2007 que a Agência de Assuntos Culturais desmontou o compartimento de pedra e transferiu os murais para uma instalação provisória para reparos em Asuka, cuja finalização foi concluída em março de 2020.

Na exibição pública realizada, a agência deixou a mídia entrar na sala de reparos da instalação para conferir os murais preservados por lá pela primeira vez em 10 anos. Dentro da sala, as temperaturas e a umidade são mantidas em níveis fixos e o púbico tem regularmente a oportunidade de ver as pinturas através do vidro da janela do lado de fora da sala.

“O trabalho de reparo terminou, mas não há mudança significativas na situação em que os murais estão. Trata-se deuma condição muito frágil”, disse Sachio Yonemura, da divisão de murais de túmulos da agência. Yonemura acrescentou que deve ser tomado um cuidado extremo para preservar e gerenciar as pinturas. O governo planeja estabelecer uma instalação para preservar e exibir os murais.