Parque da Uva recebe 2ª edição do Jundiai Matsuri neste final de semana

O grupo de taiko da Acema, Wakadaiko é um dos destaque do Jundiaí Matsuri deste ano – Aldo Shiguti

Acontece nesta sexta-feira, sábado e domingo (22, 23 e 24), no Parque da Uva, em Jundiaí (SP), a segunda edição do Jundiaí Matsuri – Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa. Organizado pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Jundiaí (Nipo Jundiaí), em parceria com a Tasa Eventos e Prefeitura de Jundiaí, o festival terá entrada solidária, com 1kg de alimento não perecível, que será destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí.

O Jundiaí Matsuri destaca-se como um evento cultural e gastronômico que reúne os principais artistas e nomes da comunidade japonesa do Brasil. Durante os três dias, os visitantes poderão desfrutar de diversas atrações e uma programação recheada de shows musicais, danças folclóricas e apresentações de taikô, desfiles e concursos de cosplay, e oficinas de artes tradicionais, como origami, kirigami e ikebana, e muito mais.

No primeiro dia da festa, o destaque fica por conta do cantor Joe Hirata, que em 2024 está comemorando 26 anos de carreira. Considerado um dos grandes intérpretes da música japonesa, Joe Hirata já se apresentou em vários programas de TV e também cantou no palco da Festa do Peão de Barretos, o maior evento do gênero na América Latina.

Sua grande conquista foi participar do maior concurso amador da canção japonesa, o NHK Nodojiman, organizado pela rede estatal TV NHK. Joe Hirata concorreu com mais de 80 mil candidatos e com a música Shining on Kimiga Kanashi, o brasileiro conquistou o título de campeão da TV NHK tornando-se o primeiro estrangeiro a vencer na história do Japão.

No sábado, o Jundiaí Matsuri prossegue com os grupos de taiko (tambores japoneses), Houkou, do Nipo de Jundiaí, e o Wakadaiko, da Acema (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Maringá). Também não faltarão atrações para os fãs da cultura pop japonesa com o desfile e concurso cosplay. A programação terá ainda os cantores Jane Ashihra, Pamela Yuri, Sergio Tanigawa e encerrando o segundo dia do matsuri, o casal Fabia & Norton Miasake.

No domingo, é a vez da conhecidíssima Karen Ito subir ao palco do Jundiaí Matsuri com seu repertório enka. Destaque também para Yuzo Akahori, virtuoso instrumentista de shamisen (instrumento de cordas tradicional no Japão) e o grupo de taikô Ryukyu Koku Matsuri Daiko, grupo de tambores de Okinawa que tem o intuito de preservar e difundir a cultura e as tradições okinawanas. Quem promete encantar o público de todas as idades no domingo é o mago do balões, Luciano Takeda, que usa avançadas técnicas para criar incríveis esculturas de balões.

Workshop de culinária – Além disso, o evento contará com duas praças de alimentação, que oferecerão uma autêntica experiência gastronômica japonesa. Delícias como sushi, sashimi, yakissoba, tempurá e outros pratos típicos que proporcionarão uma verdadeira viagem culinária ao Japão.

Nos três dias haverá ainda bazaristas, exposições e oficinas de exposições e oficinas de ikebana, oshibana, mangá, bonsai, furoshiki e pixel art.

Para Pedro Shizuo Inamura, presidente fo Nipo de Jundiaí, “trata-se d euma oportunidade de podermos apresentar ao público jundiaiense uma boa parte da nossa Cultura e Gastronomia. Fica o convite a todos”.

Já o coordenador Célio Okumura conta que este ano uma das novidades é o workshop de culinária oriental em parceria com o Senac e Fundo Social. Segundo ele, a epectativa é receber entre 35 e 40 mil visitantes.

O Jundiaí Matsuri tem entrada solidária, com 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí. A doação poderá ser feita em qualquer uma das entradas do Parque da Uva.

(Aldo Shiguti)

Jundiaí Matsuri 2024

Data: 22, 23 e 24 de março

Horário: sexta das 17h às 22h; sábado das 10h às 22h; domingo das 10h às 20h

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva | Endereço: Av. Jundiaí, s/n – Anhangabaú

Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img