A Agência da Casa Imperial do Japão anunciou nesta segunda-feira (24) que o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako iniciarão uma nova fase na comunicação de suas atividades por meio do Instagram, como parte de um esforço mais amplo para aprofundar a compreensão pública sobre a família imperial, particularmente entre os jovens.
A partir do dia 1º de abril, a conta oficial da agência no Instagram será lançada, marcando um marco significativo na história da família imperial japonesa. Inicialmente, serão compartilhadas fotografias de eventos realizados entre janeiro e março, incluindo a tradicional Leitura de Poesias do Ano Novo Imperial.
A iniciativa da agência visa expandir gradualmente a presença da família imperial nas redes sociais, contemplando também conteúdo relacionado ao príncipe herdeiro Fumihito e à princesa herdeira Kiko, bem como outros membros da família.
Esta decisão segue a criação, em abril do ano passado, de um gabinete formal de relações com a imprensa pela agência, como parte dos esforços contínuos para renovar seu alcance público. O lançamento da conta oficial no Instagram representa um componente vital desta estratégia, visando compartilhar de forma proativa informações sobre a família imperial com o público em geral.
Este movimento ocorre em um momento em que a agência enfrenta desafios em decorrência de reações adversas e muitas vezes difamatórias online, particularmente relacionadas ao noivado da ex-princesa Mako e ao casamento em 2021 com seu namorado da universidade, Kei Komuro. A agência espera que a divulgação proativa de informações precisas ajude a mitigar a hostilidade direcionada à família imperial.
Enquanto outras casas reais estrangeiras, como a família real britânica, já fazem uso extensivo das mídias sociais, o site da agência japonesa, até então, consistia principalmente de programações, imagens e discursos do imperador e outros membros da família durante eventos oficiais.
