Takashi Manabe, cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, ministrou, no último dia 9, a palestra “Diplomacia Japonesa” na UERJ – Universidade do Estado do RJ, RAV 114 do Instituto de Letras, Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro.
Foi convidado pelas professoras Satomi Takano Kitahara/coordenadora da Cátedra JICA-UERJ e Elisa Massae Sasaki/chefe de Setor do Curso de Japonês-UERJ.
Compuseram a mesa de abertura os professores da UERJ: Mônica Lessa /diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Janaina da Silva Cardoso/diretora do Instituto de Letras, João Eduardo de Alves Pereira/representante de Direito, Layla Dawood/Departamento de Relações Internacionais, Caroline Martins de Melo Bottino/Faculdade de Turismo.
O palestrante nasceu em Osaka, e cresceu em Tiba. Graduou-se pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Tóquio e fez doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Sophia. Discorreu sobre sua carreira, conjuntura internacional, política externa e relações internacionais entre o Japão e o Brasil.
Interessante foi a sala estar lotada de alunos não descendentes de japoneses, exceto um nissei da Unirio, e dois japoneses: Tatsuya Ikeda e Hanano Sato, que Leonardo Brescia, coordenador do Escritório da TUFS-Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, contou serem intercambistas do Japão.
Os participantes fizeram muitas perguntas, alegrando o cônsul-geral Manabe, que indicou o site:
https://www.rio.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas.html
Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro