Palestra aborda 100 anos da vinda do cientista Noguchi Hideyo ao Brasil

Em comemoração aos 100 anos da vinda do cientista Noguchi Hideyo ao Brasil, a Associação Fukushima Kenjin do Brasil realiza no próximo dia 3, em sua sede, no bairro da Liberdade, em São Paulo, palestra com o empresário Mário Ikeda que trouxe o cantor Itsuki Hiroshi ao Brasil e cresceu ouvindo histórias que o avô dele, imigrante do Kasato Maru, lhe contava sobre Noguchi Hideyo. 

Natural da província de Fukushima, Noguchi Hideyo veio ao Brasil pela Fundação Rockefeller para estudar a febre amarela, em 1923, exatamente 100 anos, e trabalhou no Instituto Oswaldo Cruz em Salvador, na Bahia. Indicado ao Prêmio Nobel de Medicina várias vezes, ele conquistou a admiração de renomados cientistas brasileiros como Carlos Chagas, Adolfo Lutz e Vital Brasil. 

Segundo o presidente da Associação Fukushima, Francisco Noriyuki Sato, no Japão, no Memorial de Noguchi Hideyo, teve início no dia 1º de abril deste ano, a exposição sobre a vinda dele para a América do Sul com a finalidade de buscar a cura da febre amarela. Sobre o palestrante, Sato conta que o empre´sario ficou tão curioso com a história de Hideyo Noguchi que percorreu todos os lugares onde o cientista japonês esteve e juntou um bom material sobre sua vida. Mário Ikeda também esteve no Memorial em Fukushima.

Com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo e da Abrademi (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações), o evento é gratuito e aberto ao púbico em geral.

(Aldo Shiguti)

Palestra Comemorativa sobre os 100 Anos da Vinda de Noguchi Hideyo ao Brasil

Quando: Dia 3 de junho, às 10h30

Onde: Associação Fukushima Kenjin do Brasil (Rua da Glória, 721, Liberdade)

Entrada franca

Informações pelo telefone: 11/ 3208-8499

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img