Origem do ofurô e seus benefícios para saúde

Conhecido popularmente como “banho japonês”, o Furo (風呂), ou a forma polida Ofuro (お風呂) são sinônimos do tipo de banho que se originou de uma banheira de madeira curta e íngreme. Comum nas residências japonesas e também em pousadas tradicionais japonesas (ryokan), o Ofurô tem uma série de benefícios para a saúde, apresentando uma origem que se mistura com uma inspiração chinesa que ganhou um novo significado no Japão.

Não é apenas se lavar, mas um ritual de relaxamento

Tendo uma origem que mistura com influências na Ásia em especial com a China, o banho japonês chegou na forma de uma ritual para purificação. Esse tipo de banho era utilizado para práticas rituais religiosos e em especial para uma purificação espiritual. As pessoas entravam em banheiras de água quente para limpar seus corpos e purificar suas almas antes de visitar santuários ou templos.

Numa influência de rituais xintoístas da época que incentivavam a purificar o corpo, para alcançar essa purificação era incentivado tomar banhos em cachoeira e rios. Com a chegada do budismo no Japão, acabando-se incentivando a prática de banhos quentes para afastar doenças e dar boa sorte.

Se de um lado tínhamos origens religiosas bastante fortes, a prática foi se desvencilhando, ganhando um papel de não só aquecer o corpo, mas também acelerar o metabolismo, além de retirar os resíduos corporais. 

O Japão geograficamente falando, acaba sendo um país bastante favorável na criação de banhos públicos com água quente natural. Uma das regras que vigoram até hoje que a água termal de um onsen deve ter 24°C e sua origem pelo menos 1,5 km debaixo da terra, além de conter minerais, como enxofre, sódio, ferro e magnésio.

Sendo uma prática bastante comum de banhos públicos que eram mistos até a era Meiji, quando por influência estrangeira se criou mecanismos para separação de gêneros em diversas províncias do Japão. Hoje, diversas regiões, como Tóquio, são proibidas tomar banho misto em pousadas e hotéis, derivado das restrições desta época.

No mesmo período, se tornou comum a implantação de banhos nas residências japonesas, o que tornou algo mais ligado entre os membros da própria família. Essa evolução com os tempos, também fez com que era inicialmente construído em madeira, também fosse construído em plástico, ou em cerâmica.

Não é só lavar

Entrar num banho japonês, pode exigir um manual de instruções para marinheiros de primeira viagem. Para entrar num ofurô, primeiramente se exige que a pessoa se enxágue com sabão e entre no banho totalmente limpa. Não respeitando, a pessoa é interpretada com falta de educação, ao entrar no banho com sabão ou suja.

Diferente do ocidente, normalmente os banheiros japoneses em residências são pequenos para os padrões ocidentais, então o banheiro tem uma área com o chuveiro, contendo ofurô.

Um costume que soa incomum para quem não está acostumado com banho japonês é que se deixa a banheira do ofurô cheia para todos os membros da família utilizar. Em países como o Brasil com água em abundância, não se tem a mesma cultura de não desperdiçar água, gerando estranheza. Outro fato que se deve chamar atenção é o fato que para tomar banho existe uma certa hierarquia, dando prioridade a visitas, depois donos da casa e por fim os filhos, por exemplo.

Benefícios para saúde

10 minutos são o ‘suficiente’ para ter benefícios com banho de ofurô ou de onsen- Divulgação

Sendo uma água com diversos minerais, o banho de ofurô tem diversos benefícios para a saúde. Com apenas 10 minutos, alguns benefícios, como metabolismo, fadiga, dores musculares, circulação do sangue, além de diminuir a ansiedade e o estresse.

Outros benefícios do banho de ofurô vão de reduzir a retenção de líquidos do corpo, além de aliviar cólicas em adultos e crianças. 

Mesmo que outrora não se soubesse de tantos benefícios, desde sua utilização no Japão se destacava o quão o corpo se relaxava com este tipo de tratamento.

Diferente de banhos públicos, o ofurô ainda permite a inclusão de óleos e sais de banho, trazendo ainda mais benefícios ao corpo. Não sendo à toa, que quando se viaja no Japão, regiões como Beppu, se destacam por seus sais de banho regionais, trazendo todos os benefícios da região, diretamente ao banho da sua casa.

Com tamanha qualidade de vida na hora do banho, a próxima vez que viajar ao Japão, você se lembrará das vantagens na hora de utilizar um ofurô ou ir a um onsen.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img