Oni: descubra a simbologia dos demônios para os japoneses

Muitos amantes da cultura pop japonesa (otaku) já devem ter ouvido falar de “oni”, uma espécie de demônio japonês, ainda mais agora com o sucesso da obra “Demon Slayer” ou originalmente conhecido como “Kimetsu no Yaiba”, que tem esses oni como tema.

Na verdade, oni vai muito além do que simples “demônio”. Para cada mito e religião, ele representa uma coisa diferente. Em alguns casos, oni são representações de fenômenos que antigamente os japoneses não conseguiam explicações científicas. Em outros casos são existências benéficas, assim como deuses, protetores de terras e montanhas. Apesar dessas diferenças nas aparências e comportamentos, podemos destacar cinco principais cores de oni e o que cada cor representa:

  • Aka oni: o oni vermelho representa a ganância;
  • Ao oni: o oni azul representa os sentimentos negativos do ser humano, como raiva, ressentimento e ódio;
  • Ki oni: o oni amarelo, ou às vezes descrito como oni branco, representa as fraquezas do “coração”, como orgulho e pretensões;
  • Midori oni: o oni verde representa o sono e a preguiça;
  • Kuro oni: o oni preto representa a desconfiança e indignidade.

Esses oni representam os “cinco obstáculos” do budismo, cada cor foi atrelada ao comportamento e característica que­­­ representam cada um desses “obstáculos”.

Além dessas caracterizações pelas cores, vamos listar também cinco oni mais famosos:

    • Jaki: são pequenos oni considerados assombrações e espíritos malignos, nocivos aos seres humanos. É famoso por ser o oni sendo esmagado na estátua dos “Quatro Reis Celestes” de Buda.
    • Shutendoji: é o oni considerado o mais forte de todos, com sua aparência assustadora de cinco chifres, 15 olhos e seis metros de altura. Diz a lenda que esse oni existiu no período Heian (794 a 1185), gostava muito de saquê e devorava os seres humanos, até que foi morto envenenado.
    • Mahitotsu Oni: dizem que é o oni mais antigo registrado na literatura japonesa. O nome vem da sua aparência que tem um único olho (ma = deriva de “me”, olho; hitotsu = um).
    • Gozu e Mezu: são oni com cabeça de boi (Gozu) e de cavalo (Mezu), considerados guardiões do inferno.
    • Kijo: são chamadas de “kijo” mulheres humanas que acabam se transformando em oni por causa de sentimentos negativos como rancor e mágoa. A máscara utilizada em teatro tradicional japonês “No”, chamada Hannya, representa kijo (é comum ver pessoas tatuando essa máscara).

Esses foram só alguns de milhares de variações de oni que existem nos contos e na história do Japão.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img