
Masahiro Sakai, fundador do jardim de infância e escola de japonês Escola Megumi em Londrina, Paraná, faleceu no dia 15 de março devido a complicações da pneumonia. Ele tinha 92 anos. O funeral ocorreu no dia 16 de março e o corpo foi cremado. As cinzas estão em sua residência e devem ser enterradas ao pé de uma árvore. A cerimônia de 49º dia e outros detalhes ainda não foram definidos.
Sakai nasceu em 1933 na cidade de Yuzawa, na província de Akita. Após se formar em uma escola teológica de Tóquio, inicialmente considerou estudar nos Estados Unidos, mas, como a família da sua esposa já havia emigrado para o Brasil, ele foi convidado a vir, chegando pelo navio Brazil Maru em outubro de 1958. Inicialmente, trabalhou em administração agrícola em Álvares Machado, mas, atendendo ao desejo de sua esposa de abrir uma escola, fundou um jardim de infância em 1959 na Igreja Holiness de Londrina.
Desde então, ele dirigiu o Megumi Gakuen (Escola Megumi), que incorporou um currículo educacional de estilo japonês desenvolvido pelo casal. O número de alunos cresceu constantemente e oito anos depois ultrapassou 100 estudantes, chegando atualmente a 220. A filha, Ayumi Sakai, assumiu a direção e a escola agora oferece educação infantil e ensino fundamental no estilo brasileiro, além de aulas de japonês.
Sakai dedicou-se por muitos anos à melhoria do nível educacional na comunidade e à promoção dos valores japoneses, atuando como presidente da Associação Educacional do Paraná e do Comitê de Pesquisa Educacional de Londrina. Ele organizou programas de treinamento para professores e implementou o ensino de japonês, contribuindo para a melhoria da educação na região e o desenvolvimento do ensino de japonês.

Por suas contribuições, Sakai foi agraciado com a comenda “Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata” de 2021, pelo governo japonês.