Com minha experiência no campo, aprendi a importância de escolher a boa semente para ter uma colheita próspera e abundante. Aprendi o valor do trabalho, a conhecer os diferentes tipos de solo, suas qualidades e necessidades, a entender o clima e a superar as adversidades.
Aprendi que tudo demanda tempo, paciência e persistência. Porque muitas vezes as coisas não saem como o planejado, mas precisamos ter resiliência e focar na solução, no que pode ser feito diante de cada situação.
Os últimos anos foram extremamente desafiadores e polarizaram o país, principalmente na questão política. O resultado das eleições mostrou claramente como o Brasil está dividido.
Independentemente do resultado, precisamos continuar o trabalho que estamos desenvolvendo para o crescimento econômico do país.
Estávamos trabalhando em pautas muito importantes para contribuir com nossa economia, no entanto, acredito que as discussões e votações se arrastarão por um pouco mais de tempo, como as reformas tributária e administrativa.
Mas o meu trabalho vai continuar. Apresentei importantes projetos para o país, dentre eles um para incentivar nossa industrialização e (AQUI QUANTOS FORAM? Precisamos trocar esse principalmente) produção de alimentos.
É o caso do Plano Nacional de Industrialização, que apresentei para o Governo Federal e inclusive já foi anunciado, especialmente na questão de fertilizantes e defensivos agrícolas. A Guerra na Ucrânia nos mostrou como estamos refém do mercado externo e o quanto precisamos ser autossuficientes, sobretudo na questão de produtos que temos a matéria-prima em abundância.
Conseguimos aprovar na Comissão de Agricultura do Senado a Lei do Alimento Mais Seguro, que prevê a desburocratização do setor para trazer novas moléculas para o mercado interno, menos tóxicas e mais seguras proporcionando, assim, maior produção e preço mais justo para o consumidor final. Agora, o projeto vai para votação em plenário.
Como presidente da Frente em Defesa dos Pescados, apresentei importantes projetos para incentivar a produção e consumo desta proteína no país, uma das mais benéficas para a saúde. Um dos projetos prevê a isenção de PIS/COFINS nas rações para a criação de pescados. O outro tem por objetivo incentivar o consumo de peixes na alimentação escolar. Percebemos que o brasileiro não tem o costume de inserir esta carne em sua alimentação rotineira. A ideia é popularizar o consumo.
Ainda tivemos importante audiência pública para o setor pesqueiro e estamos trabalhando para criar políticas públicas próprias para este setor que pode ser um dos mais promissores nos próximos anos.
O Brasil possui mais de 8 mil quilômetros de costa marítima, detém a maior parte de água doce do mundo. Com um trabalho assertivo, e muita responsabilidade, aliando produção à sustentabilidade, podemos alavancar o mercado de forma significativa.
Mas precisamos de incentivos, programas próprios para o setor e um olhar atento aos nossos piscicultores e pescadores.
Representando o Grupo Parlamentar Brasil-Japão da Câmara dos Deputados, voltei a realizar a missão econômica para promover nossos produtos agroindustriais no mercado Asiático. Estou lutando para a flexibilização do visto yonsei; a questão de liberação de vistos para turistas brasileiros; estágio para profissionais e técnicos brasileiros no Japão e, também, o Acordo de Livre Comércio entre os dois países.
Temos muito trabalho pela frente, o Brasil não pode parar!
Nosso país é como uma locomotiva, ele tem tudo para ser economicamente sustentável, pois possui inúmeros recursos energéticos, muita matéria-prima de qualidade e um povo que sabe lidar muito bem com as adversidades. Com um trabalho certo, focado no crescimento e expansão do nosso país, podemos, sim, fazer mais.
E fico imensamente honrado porque os paranaenses me proporcionaram, mais uma vez, a chance de representar nosso estado na Câmara Federal. Vou dar prosseguimento a cada projeto, a cada recurso que estamos destinando para os nossos municípios.
Nos últimos anos, consegui ampliar meu atendimento aos municípios. Foram inúmeros recursos para saúde, educação e APAES. Inclusive, consegui junto ao FNDE a liberação de recursos para construção, ampliação e reforma de muitas escolas no Paraná.
Esse trabalho vai continuar graças ao voto de confiança de cada paranaense nessas últimas eleições.
O meu reconhecimento e gratidão sempre! Vamos colher um futuro de muita prosperidade e bençãos neste próximo ano, porque a mudança mais importante é a nossa mudança interna, o nosso compromisso com a nossa família e sociedade!
Quando for fazer sua lista de metas e objetivos para 2023, comece pelo o que você realmente se compromete a fazer. Porque quando há comprometimento o sucesso é garantido. Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Conte sempre comigo!
(Luiz Nishimori)
*Luiz Nishimori é deputado federal (PSD-PR)