Autor de “A Menina do Outro Lado”, Nagabe, diz estar surpreso com a repercussão dos fãs internacionais

Sessão de autógrafos e exibição do anime na cidade de São Paulo.
Nagabe ilustra na frente dos fãs em evento de Bunkyo

“Fico surpreso com a reação positiva de tantas pessoas de diferentes países”, diz o autor do mangá “A Menina do Outro Lado”, Nagabe, de 31 anos, natural de Tóquio no Japão. O mangá é descrito como contos de fadas para adultos, e foi traduzido para mais de 10 idiomas, vendendo mais de 1,1 milhão de exemplares em todo o mundo. O Diário Brasil Nippou teve a oportunidade de recebê-lo e de entrevistá-lo no dia 7.

Nagabe

A Darkside Books, editora do mangá no Brasil, em cooperação com a Fundação Japão São Paulo, organizou o “Nagabe Dark Tour 2024” e convidou o mangaká Nagabe para realizar eventos em alguns locais da cidade de São Paulo, entre os dias 7 e 10, para interagir com os fãs.

O primeiro evento ocorreu no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Japonesa (Bunkyo). Antes mesmo da abertura para o público, uma longa fila de fãs já aguardava. E a Jamile Charili, de 26 anos, era a primeira desta fila. “Há três anos, quando eu estava procurando mangás no site da Amazon, encontrei por acaso e fiquei fascinada com os desenhos delicados na capa”, disse ela com um brilho nos olhos.

Já a Luiza Nogueira, de 25 anos, confessa sua admiração por Sensei, um dos protagonistas. ‘Quero saber por que ele é tão cuidadoso e protetor com a Sheeva’, diz ela, encantada com os traços delicados e a história como um todo.

Jamile Charili (esq.) e Luiza Nogueira

Ao perguntar sobre o que gostariam de saber do autor Nagabe, ambas quiseram saber sobre a fonte de inspiração para o seu estilo de desenho e a história, e se tem algum outro artista que o influencia.

Perguntamos diretamente ao Nagabe, e ele respondeu que Tove Jansson, conhecida pela sua obra Moomin, e Edward Gorey, um autor americano de livros ilustrados, são os principais artistas que mais o influenciaram. “Esse último, em particular, é um artista que eu quero um dia alcançar, pois gostaria de representar nos meus desenhos um mundo sinistro, como ele faz com os seus desenhos”, explicou.

Sobre o seu estilo predominantemente preto e branco com fortes contrastes, Nagabe explica que “desperta mais a imaginação do que desenhos coloridos”. “Gosto de deixar espaço para a imaginação do leitor. Por exemplo, se eu desenhar uma poça de água só com a tinta preta, ela pode representar uma poça de sangue, é essa abrangência na interpretação que me fascina”, justifica o mangaká.

Ele já realizou eventos em diversos outros países, como, na França, Itália, Espanha, entre outros. E agora chegou a vez do Brasil. “Comecei ‘A Garota do Outro Lado’ pensando que duraria apenas dois volumes, mas o apoio das pessoas de fora do Japão me levou a desenhar até o volume 11. Fico surpreso com a reação positiva de tantas pessoas de diferentes países”, afirmou o autor de best-seller expressando um carinho especial para com fãs estrangeiros.


A seguir estão os próximos eventos de Nagabe pelo Brasil:
• 08/11/24 Sexta-feira 19h: Exibição da animação “A Menina do Outro Lado” e talk show com o autor; Local: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000, Paraíso – São Paulo); Entrada franca com retirada de senhas uma hora antes do início da exibição, distribuídas por ordem de chegada.
• 09/11/24 Sábado 14h: Talk show com o autor e sessão de autógrafos (30 pessoas); Local: Aliança Cultural Brasil-Japão (Rua Deputado Lawerda Franco, 328, Pinheiros, São Paulo) Entrada franca com retirada de senhas duas horas antes do início da sessão, distribuídas por ordem de chegada.
• 10/11/24 Domingo 11h: Sessão de autógrafos (60 pessoas); Local: Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros); Entrada franca com retirada de senhas uma hora antes do início da sessão, distribuídas por ordem de chegada.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img