O Agora das Companhias Nikkeis: Zensho do Brasil

Esta série de artigos apresenta “o agora das companhias nikkeis do Brasil”.

Logotipo do Sukiya

Na 21ª entrevista, conversamos com Norihiro Aoyama, presidente (43 anos, natural de Shizuoka) da Zensho do Brasil. A empresa gerencia o Sukiya, cujo primeiro restaurante foi inaugurado no Brasil em 2010, no bairro oriental de São Paulo, próximo à estação de Metrô São Joaquim. Desde então, passaram-se 14 anos e o Sukiya passou a contar com 27 restaurantes no Brasil, construindo um modelo de rede de fast food característico do Japão, centrado em pratos como gyudon (tigela de arroz coberto com carne bovina) e curry.

Perfil do Zensho do Brasil
Razão social: Zensho do Brasil Comércio de Alimentos Ltda.
Localização: escritório em São Paulo; restaurantes espalhadas em São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes e São José dos Campos
Data de estabelecimento: agosto de 2008
Número de funcionários: 374 (final de dezembro)
Atividades comerciais: serviços de alimentação
Site do Sukiya: https://www.sukiya-brasil.com.br/

Sukiya em expansão no mundo

Presidente Norihiro Aoyama

O lema do Sukiya no Brasil é “oferecer o sabor do Japão com fidelidade”. O Sukiya é uma rede de fast food japonesa diretamente operada pela Zensho Holdings do Japão. O serviço de alimentação da Zensho visa oferecer a experiência da “diversão de escolha” para um maior número de clientes, e opera cerca de 30 marcas de rede de restaurantes no Japão, com o conteúdo do serviço abrangendo desde gyudon, sushi, hambúrgueres, udon e até mesmo cafeterias. A Zensho é a maior operadora de redes de restaurantes do Japão, e até março de 2024, espera-se ultrapassar a marca dos 10 mil restaurantes fora do Japão, colocando-a entre as 10 maiores operadoras de redes de restaurantes em termo do número de restaurantes.

Atualmente, apenas olhando para o Sukiya, seus mais de 1.900 restaurantes no Japão são suficientes para sua classificação como o número um no país. Além disso, com a missão de difundir a cultura alimentar japonesa, possui 670 restaurantes no exterior, em países como China, Tailândia, Malásia, Indonésia, Vietnã, Taiwan, Hong Kong e México (dados do final de dezembro de 2023).

Quando Aoyama ingressou na Zensho Holdings em 2003, o Sukiya tinha cerca de 400 restaurantes no Japão. Na época, o CEO Kentaro Ogawa, fundador da Zensho, visava tornar-se o número um no setor alimentício mundial e Aoyama testemunhou a concretização dessa visão e também contribuiu ativamente para a sua realização.

Interessado em difundir o Sukiya para regiões que ainda não estão presentes, o presidente Aoyama expressou o desejo de “fazer o Sukiya crescer no exterior da mesma forma que no Japão, criando um lugar onde as pessoas possam desfrutar de comida japonesa de forma mais casual e descontraída.”

Menus com maior variedade de pratos japoneses

Interior do primeiro restaurante do Sukiya no Brasil, com retrato de paisagens japonesas

No geral, o Sukiya oferece o mesmo sabor do Sukiya no Japão em todo o mundo. Já que muitos funcionários da cozinha do Brasil não estão familiarizados com o sabor autêntico japonês, o Sukiya faz uma verificação inicial cuidadosa para confirmar que o sabor foi transmitido corretamente a eles.

No Brasil, tem-se a impressão de que as pessoas preferem sabores mais intensos do que no Japão, então alguns itens do menu têm temperos um pouco mais intensos. Os pratos mais populares no Brasil incluem shimeji-gyudon, katsu-curry e pratos originais do Sukiya no Brasil como o barbecue-bacon-cheesedon. No Japão, os pratos populares são o negi-tama gyudon (tigela de arroz coberto com carne bovina, cebolinha e ovo) e as várias opções de teishoku (refeições completas).

Desde a abertura de seu primeiro restaurante no Brasil, o Sukiya oferece pratos como o gyudon e outros pratos japoneses bem conhecidos para despertar o interesse dos clientes. Mas pratos que não são encontrados no cardápio do Sukiya no Japão como ramen, tonkatsu donburi e certas opções de teishoku também são muito populares.

Todo ano, desenvolvedores do Japão visitam o Sukiya no Brasil e, considerando menus populares no Japão e a demanda no Brasil, criam novos menus adaptados ao Brasil, como o yakinikudon feito com carne Angus brasileira, introduzido dois anos atrás.

Para propor várias maneiras de desfrutar da culinária japonesa, o Sukiya introduz mensalmente menus de campanha e atualiza o menu quatro vezes ao ano. Em fevereiro deste ano, foi lançado pela primeira vez o teriyaki-salmão don por tempo limitado e os menus de campanha foram o gyudon king (cinco vezes a quantidade regular de carne e três vezes o arroz) e curry king (três vezes o curry regular e duas vezes o arroz).

Com relação à aparência da fachada e do interior, pratos e produtos, esforços como a reforma de design estão sendo feitos em cada restaurante para permitir que mais pessoas experimentem o Japão.

Alimentos seguros e confiáveis para o mundo

A missão da empresa em expansão global é fornecer alimentos seguros e deliciosos a preços acessíveis para pessoas em todo o mundo. Através de suas atividades, a empresa busca erradicar a fome e a pobreza em todo o mundo, trazendo estabilidade e desenvolvimento à sociedade humana.

Assegurar a responsabilidade pela segurança alimentar e qualidade, desde a aquisição até a venda, é uma tarefa realizada no Brasil também. A empresa sempre realiza inspeções minuciosas nas fábricas de processamento de carne.

Em relação à carne bovina, importantíssima para o Sukiya, o Brasil é o segundo maior produtor mundial e é o maior exportador. Nos últimos anos, não apenas a quantidade, mas também a qualidade está em melhoria. Os produtores estão adotando métodos de confinamento e semi-confinamento (transferência de bois que foram criados no pasto para cercados entre 1 a 3 meses antes do embarque, com fornecimento de ração de alta energia para engorda do animal) para aprimorar a qualidade da carne. Considerando as inspeções rigorosas para exportação, a conduta dos produtores brasileiros também está mudando rapidamente, investindo na rastreabilidade e nas raças bovinas. O ambiente que possibilita oferecer “comidas mais seguras e deliciosas”, juntamente com a abundância de ingredientes necessários para a cozinha e o mercado brasileiro em crescimento devido ao contínuo aumento da população, são atrativos significativos para a empresa.

Entrevistadora: Tomoko Oura

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