O ‘agora’ das companhias nikkeis: TBP, importadora dos produtos da marca Bioré

Perfil da TBP
Nome oficial: TBP Importação e Comércio de Cosméticos Ltda.
Localização: São Paulo, SP
Estabelecimento: abril de 2012
Número de funcionários: 10 e 5 consultores externos (dezembro de 2023)
Atividades comerciais: importação e venda de produtos de cuidados pessoais, abrangendo cuidados com a pele e com o cabelo / Sites: https://biorebrasil.com.br/, https://johnfriedabrasil.com/

Para a décima oitava edição, conversamos com o Presidente Yu Baba e com o Vice-presidente Hajime Ishihara, da TBP, subsidiária brasileira da Kao Corporation. Nos últimos 6 anos, tornou-se possível adquirir produtos da Bioré em São Paulo, por meio de farmácias e também pela internet. A Bioré é a marca de produtos de cuidados com a pele da renomada empresa japonesa, Kao. A TBP é a responsável pela importação e comercialização dos produtos da Bioré no Brasil e, observando a crescente aceitação dos produtos pela população brasileira, estão considerando a expansão do negócio não apenas com o aumento do volume de importação, mas também com o início da produção no Brasil.

Expansão de negócios no Brasil, a quarta maior potência mundial no mercado de beleza

Presidente Yu Baba e Vice-presidente Hajime Ishihara

A TBP foi fundada em 2012 e dois anos depois a Kao iniciou a importação e venda de produtos para salões de beleza. A partir de 2017, passou a divulgar e vender os produtos Bioré no Brasil em parceria com a Mitsui & Co., Ltd., realizando vendas experimentais como parte de pesquisa de mercado. Concluindo que os produtos Bioré foram aceitos no mercado brasileiro, a Mitsui & Co., Ltd. concordou com um aumento de capital por meio de subscrição de terceiros em fevereiro deste ano, com a assinatura de um contrato de alocação de participação (participação de 70% pela Kao e 30% pela Mitsui & Co., Ltd.). Após a aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), as duas empresas iniciaram as vendas por meio da TBP em abril, adotando a nova estrutura de negócios.

O Brasil é a quarta maior potência mundial no mercado de beleza e cuidados pessoais, com um mercado avaliado em cerca de 3,5 trilhões de ienes e uma taxa de crescimento anual de 7,7%. A empresa está focando em oferecer produtos únicos de cuidados com a pele nesse mercado atraente e visa fornecer produtos e serviços japoneses originais de alta qualidade aos consumidores e à sociedade.

Ponto de venda com produtos Bioré em todo o país: 4.300 Lojas

Atualmente, os produtos Bioré são vendidos em 12 grandes redes de lojas e dois sites de comércio eletrônico em todo o país. Cerca de metade das vendas ocorrem em sete grandes redes de farmácias no Sul e Sudeste do Brasil, que representam cerca de 4315 lojas de todo o país até março de 2023 (de um total de 5231 lojas). Quando as vendas experimentais foram iniciadas em 2017, os produtos eram oferecidos em apenas 45 lojas da rede Drogaria Raia na cidade de São Paulo, mas expandiu rapidamente para 150 lojas após três meses.

Embora Bioré seja uma marca bem conhecida no Japão, muitos brasileiros ainda não conhecem seus produtos. A empresa tem se dedicado no esforço para as vendas, incluindo a criação de oportunidade de fazer teste nas lojas para permitir que os consumidores experimentem os produtos. Os clientes brasileiros que usaram os produtos pela primeira vez elogiaram com frases como “a sensação é agradável e é de fácil uso” ou “esses produtos não existiam no Brasil”, compartilhando suas experiências emocionantes nas redes sociais. 

No início, o foco era a venda de demaquilantes (removedores de maquiagem) para maquiagens oleosas, pois não havia produtos práticos disponíveis no mercado brasileiro da época. Rapidamente, os produtos chamaram a atenção dos clientes femininos. Posteriormente, foram escolhidos os produtos dermatológicos mais demandados e atualmente são importados e vendidos 28 tipos de produtos, incluindo 4 protetores solares, 8 demaquilantes, 10 produtos de limpeza facial e 6 produtos para cuidados faciais. Além disso, a TBP também importa e vende 21 tipos de produtos (incluem 11 produtos de prevenção do frizz, 7 de correção de cor para cabelos loiros e 3 para dar volume ao cabelo) da John Frieda, marca de cuidados com o cabelo fabricados pela Kao USA.

Qualidade que se sente ao usar

O produto mais vendido é o protetor solar “Bioré UV Aqua Rich Watery Essence”. A ênfase do produto éstá em sua textura gel-aquosa ultraleve e de alta performance. Evita a secura da pele e contém ácido hialurônico, extrato de geleia real e BG (um componente hidratante). É resistente à  d’água, mas é facilmente removido com sabonete e é livre de corantes, tornando-o menos propenso a causar acne. Outro novo produto na mesma linha é o “Aqua Protect Lotion”, que proporciona uma sensação refrescante ao se espalhar sobre a pele, algo inovador no Brasil.

O Presidente Baba destaca que “é surpreendente que as características frequentemente divulgadas como especial por qualquer marca, como boa extensibilidade, não deixar uma sensação pegajosa, não causar efeito esbranquiçado e deixar com sensação leve na aplicação, são percebidas de maneira clara e tangível ao usar todos os produtos Bioré.”

O Vice-presidente Ishihara demonstra confiança ao afirmar: “Os produtos Bioré foram desenvolvidos após extensa pesquisa em um ambiente japonês de alta temperatura e umidade. São produtos que podem ser apreciados em terras brasileiras, onde o clima é quente e relativamente úmido.”

O segundo produto mais vendido é o demaquilante “Perfect Oil”, que remove rapidamente a maquiagem em nível microscópico, mesmo quando as mãos e o rosto estão molhados. Este demaquilante ‘cleansing oil’ recebe muitos elogios dos brasileiros principalmente pela praticidade.

A empresa pretende continuar expandindo a linha de produtos e os canais de venda, buscando criar uma marca amada por mais pessoas no Brasil e contribuir para “criar uma vida próspera”.

Entrevistadora: Tomoko Oura

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