Novo uniforme da seleção japonesa para Copa do Mundo traz referências ao mangá e origami

Um dos uniformes mais esperados pelos torcedores, enfim, veio a público. A Adidas exibiu oficialmente o uniforme do time japonês para a Copa do Mundo no Catar, cujo início está confirmado para novembro.

O clima de expectativa para o novo design das peças foi grande, pois a marca esportiva lançou diversas ações de marketing contendo imagens populares de mangás de futebol, casos de Blue Lock e Giant Killing. Alguns recortes com o que parecia a nova camisa da seleção japonesa eram exibidas, mas nunca confirmadas. Ontem (29), a Adidas confirmou que era tudo parte da campanha de marketing.

“Através da fusão da cultura do mangá, que é única no Japão e amada por um grande número de pessoas, especialmente a geração mais jovem, vamos entregar o apelo do novo uniforme da seleção japonesa não só aqui no Japão, mas também em todo o mundo, imaginando o momento em que todos no Japão vestem esse uniforme e são tingidos de alegria”, disse Arata Fukuda, diretor sênior de comunicação da Adidas Japan.

“Achei que o design simples ficou muito bom. Pessoalmente, eu gosto da combinação de camisa azul e short branco que foi usada na Copa da Alemanha em 2006, é um design que faz lembrar a sensação de ‘o uniforme do Japão é assim’. Fiquei muito feliz quando vi pela primeira vez”, disse Tsujitomo, ilustrador da série Giant Killing. “Acho que há muitas crianças que começaram a jogar futebol ou chutar uma bola depois de assistir à seleção japonesa. Gostaria que os jogadores inspirassem as crianças dessa forma”, completou.

“Quando vi o novo uniforme pela primeira vez, achei muito kakkoii [legal, estiloso] e logo percebi por que o origami era usado como tema. O design linear ficou muito bonito e dá uma sensação de algo típico japonês. Gostei desde o instante em que vi pela primeira vez”, comentou Yusuke Nomura, desenhista de Blue Lock. “Fiquei muito honrado em poder participar dessa forma e muito feliz em ser convidado para este grande projeto. Ficaria feliz se muitas pessoas se interessarem por futebol através do ‘Blue Lock’, e espero que esta iniciativa seja uma porta de entrada para que conheçam melhor o futebol.”

O conceito do novo uniforme é “origami” (dobraduras de papel), inspirado na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão, em que 2,7 milhões de origamis de tsurus foram jogados no ar para celebrar a alegria da conquista da seleção brasileira. No Japão é comum fazer dobraduras do pássaro conhecido como tsuru (grou em português) como símbolo de uma oração para trazer a felicidade e a realização de um pedido. O lema dessa campanha da Adidas é Nihon wo, kanki de somero (日本を、歓喜で染めろ。), ou seja, “tingir o Japão com alegria”.

A campanha lembra que o futebol japonês tem evoluído através de uma história de “montanhas e vales”, como a Agonia de Doha em 1993, em que o Japão perdeu a vaga na Copa do Mundo ao sofrer um gol no último minuto do último jogo, contra o Iraque, no que é considerada a maior tragédia futebolística do país. De volta ao Catar para a Copa do Mundo de 2022, o novo uniforme representa o desejo de transformar essa frustração em alegria.

A estreia oficial do novo manto dos Samurai Blue será no amistoso contra os Estados Unidos, no dia 23 de setembro, na Alemanha. Já para os torcedores que querem adquirir o uniforme, a Adidas abriu pré-venda em seu site japonês, cujos preços são de 17.600 ienes (R$ 642) no modelo “autêntico” e 11.000 ienes (R$ 401) no modelo “réplica”.

A Adidas publicou, também, todo o processo criativo por trás do novo uniforme:

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