Nova vice-cônsul Miyabi Ichimura: conexões culturais e a paixão pelo Brasil

Miyabi No Brasil as pessoas são gentis e não julgam as outras pessoas tanto quanto no Japão

Consulado Geral do Japão em São Paulo recebe a nova vice-cônsul do departamento cultural e de imprensa, Miyabi Ichimura. Com sua vasta experiência e vivência em diferentes países, Miyabi traz uma visão única e uma paixão pelo Brasil que reflete em seu trabalho e interação com a comunidade nikkei.

Miyabi Ichimura não é estranha ao Brasil. Antes de sua atual função no Consulado em São Paulo, passou cerca de dois anos no Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de mergulhar na cultura brasileira e aprimorar seu domínio do idioma. “Eu gosto muito do Brasil. O país tem muitos pontos atraentes, como a culinária, que é muito gostosa, mas acima de tudo, eu gosto das pessoas. São gentis e não julgam as outras pessoas tanto quanto no Japão”, compartilha Miyabi sobre suas impressões do Brasil.

Formada pela renomada Universidade Sofia, Jochi, Miyabi escolheu estudar português estrategicamente. “Com o meu desempenho acadêmico, eu só conseguia me inscrever no departamento de português, alemão ou russo. Aí pensei: Rússia é muito fria, Alemanha também não me chama tanta atenção… Brasil parece um país legal! Assim prestei para o português e tive a sorte”, conta ela bem-humorada sobre a sua decisão.

Além do Rio de Janeiro, Miyabi teve a oportunidade de explorar outras partes do Brasil, incluindo Mogi das Cruzes, onde passou três meses. “Fui tradutora e intérprete de inglês e português no Japão. Também já trabalhei em imobiliária atendendo clientes brasileiros”, relata Miyabi sobre sua experiência anterior com a cultura brasileira.

Durante sua carreira diplomática, Miyabi deixou uma marca significativa no âmbito internacional ao trabalhar no Consulado Honorário da República Democrática de São Tomé e Príncipe no Japão, atuando na fase inicial das atividades deste consulado. Além disso, Miyabi ampliou sua influência internacional ao trabalhar em Angola por aproximadamente três anos. Nesse período, ela integrou um departamento especializado no Programa de Assistência para Projetos Comunitários e de Segurança Humana (Kusanone), realizando projetos essenciais, como a construção de escolas e hospitais, além de operações de remoção de minas terrestres.

Novos destinos – Nesta sua nova estadia no Brasil, a vice-cônsul pretende se dedicar ao trabalho no Consulado, fortalecendo as relações culturais e promovendo a compreensão mútua entre o Brasil e o Japão. Nas horas vagas, Miyabi planeja explorar mais a cidade de são Paulo e viajar para novos destinos, aproveitando cada momento desta experiência de dois anos no país.

Para a comunidade nikkei, Miyabi tem palavras de apreço: “Tive contato com muitos descendentes de japoneses quando trabalhei no Japão. Na minha percepção, eles têm um sentimento de respeito muito mais forte do que os japoneses crescidos no Japão. Acho que o respeito pelos mais velhos e o compromisso de preservar as tradições são muito mais fortes entre os descendentes de japoneses do que entre os japoneses do Japão. Ao trocar ideias com eles, sinto que precisamos preservar mais a nossa cultura. Tenho muito que aprender e sou grata pela oportunidade de trabalhar com isso.”

(Lika Shiroma)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img