Evento consolidado no calendário do maior clube nikkei das Américas, o “Undokai” do Nippon Country Club foi realizado, no último domingo (26), com um certo receio. Com o tempo fechado, frio intenso e uma garoa fina persistente nas primeiras horas do dia, a comissão organizadora estava em alerta para uma possível mudança de planos.
Mas não foi o que aconteceu. Com a mudança de tempo, as tradicionais gincanas logo foram iniciadas, com a participação das famílias associadas em um ambiente que remetia aos primórdios da imigração japonesa. Sabe-se que, pelos registros, o undokai era realizado em meados de 1910, quando os primeiros imigrantes ainda estavam se ambientando no Brasil.
No Nippon, a tradição do undokai remete a 1965, época em que o clube ainda estava em fase de estruturação. De lá para cá, dezenas de ‘undokais’ foram realizados, mantendo firme o espírito de coletividade e união que o fundador Katsuzo Yamamoto sempre pregou.
“Um dos objetivos do Nippon é justamente manter a tradição, perpetuar o legado de nossos fundadores e, também, dos antigos imigrantes”, explica o presidente do clube, Rubens Kamoi, ressaltando a conexão interdepartamental que fortalece o ambiente institucional. “Temos 22 departamentos no clube e, quando chega neste momento do undokai, cria-se o ambiente de entrelaçamento de todos. Um trabalho em conjunto”.
Entre uma prova e outra, a comissão organizadora realizou a também tradicional cerimônia de abertura. Representantes das principais entidades nikkeis prestigiaram o momento, bem como autoridades locais e estaduais.
Para o prefeito de Arujá, Luís Camargo, a realização de mais uma edição do undokai é sinônimo de alegria para as famílias e, também para o município. “É uma alegria participar de mais um ano. Só posso parabenizar a comunidade nikkei, por manter as tradições aqui na nossa cidade. Vemos radio taissô, as famílias reunidas, enfim, um dia de muita alegria”, disse Camargo.
Presidente do conselho deliberativo do Nippon, Valter Sassaki destacou a importância da gincana típica japonesa no âmbito familiar e lembrou ainda que, para as futuras gerações, as atividades coletivas e socialização serão importantes para a própria preservação da cultura japonesa no Brasil.
“Undokai é sinônimo de confraternização e harmonia. E tenho certeza que as futuras gerações vão perpetuar, porque, além de ser um evento familiar que envolve desde as crianças até os avós, todos passam um dia muito feliz e alegre, que ficam marcados na memória”, explicou.
Após a abertura, o grupo da Melhor Idade do clube colocou todo mundo para se alongar com o Rádio Taissô. Completaram a festa a Praça de Alimentação, com pratos das gastronomias brasileira e japonesa, preparados com carinho pelos departamentos, e o Bazar, com produtos diversos e de qualidade para todos os gostos e estilos.
“Nosso muito obrigado a todos os departamentos, colaboradores e voluntários, que colaboraram para a realização do nosso Undookai e a todos os sócios e convidados que prestigiaram a nossa festa. Em 2025 tem mais”, enfatiza o diretor social do Nippon, Edison Ikuno.
(Rodrigo Meikaru e Aldo Shiguti)