Nintendo: o curioso significado divino por trás do nome da gigante japonesa

Nintendo
Cartas Hanafuda foram responsáveis pela criação da Nintendo

Conhecida mundialmente pelo ramo de videogames, a Nintendo Co., Ltd. foi fundada em 1889. Conhecida no Japão por Nintendō Kabushiki Gaisha (任天堂株式会社) a empresa foi fundada por Fusajiro Yamauchi que era um artesão de cartas, sediando a empresa em Quioto.

Desmistificando o nome Nintendo

Sede da Nintendo fundada em 1889

Formado pelos ideogramas 任 (NIN) 天 (TEN) 堂 (DO), o nome da empresa remete a uma simbologia que pode significar, entre as suas leituras a de “Uma empresa que entrega nas mãos de deus”.

Vamos explicar melhor essa leitura, começando por 任 (NIN) que tem o significado de: Confiar, Deixar para e Responsabilidade. O 天 (TEN) traz um significado de céu, paraíso, também simbolizando um momento de morte ou renascimento, além de um trazer um tom divino. Neste caso, podendo ser utilizado numa leitura próxima de deus.

Por fim o kanji 堂 (DO) tem um significado de templo, santuário e empresa. Indicando a empresa, ele completa o significado de “Uma empresa que deixar nas mãos de deus”.

Cartas e uma história além do nome

Em 1889, o artesão Fusajiro Yamauchi fundou a empresa Nintendo Koppai. Neste caso, Koppai fazia uma alusão a cartas e naquela época existia era proibido jogos de azar no Japão, mesmo que os baralhos fossem de Hanafuda que eram permitidos.

Esse contexto é importante para entender o outro significado que o nome Nintendo poderia ser entendido pelo público na época. Podendo ser traduzido como “Deixar a sorte para o céu” poderia fazer a uma alusão a apostas em jogos de azar, por isso “a sorte estaria aos céus”.

Nesta época, as primeiras cartas da empresa eram feitas de cascas de árvores de amora, sendo pintadas a mão. Desenvolvendo baralhos de 48 cartas de Hanafuda, a empresa teve um sucesso promissor, fazendo com que Fusajiro Yamauchi contratasse assistentes para a fabricação.

O processo demorado e até a alta qualidade das cartas, quase levaram a empresa a falência, fazendo a Nintendo Koppai a repensar o seu modelo de negócio. Desenvolvendo cartas mais simples e investindo em outras cidades, como Osaka, fez com que a Nintendo prosperasse.

A popularização de cartas mais simples vinha também dos jogos de azar, por naquela época para evitar baralhos marcados e adulterados, se preferia sempre trocar as cartas. Então a empresa sabia disto e se adaptou.

Além do Hanafuda

Em 1907, a empresa lançaria seu primeiro baralho de cartas ocidentais, se tornando um dos símbolos da empresa até hoje.

Antes de se tornar a empresa conhecida pelos videogames, a Nintendo naquele momento se consolidava como uma empresa familiar japonesa se especializando no nicho de cartas, chegando até licenciar personagens da Disney em 1959.

Sendo uma história que envolve dificuldades de sucessão, adoções de genros para se tornarem aptos a se tornarem presidentes, fez com que a Nintendo entrasse numa linha de acertos e erros em diversas áreas. Se especializando em brinquedos eletrônicos em 1970, isso foi um salto para os primeiros consoles e fliperamas que acabaram transformando a empresa no que ela é até hoje.

Uma coisa que não mudou até hoje é que a Nintendo Co., Ltd. até hoje fabrica cartas, podendo ser encontrado facilmente no Japão. Símbolo da empresa, mesmo que não tenha projeções de exportação, a empresa ainda se mantém fiel a sua origem.

Nintendo lançou baralho de Hanafuda com personagens do Mario em 2015, homenageando o seu passado
spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img