Os filmes de animação do Studio Ghibli são conhecidos mundialmente por sua técnica, linguagem elaborada e por seu roteiro envolvente que encanta pessoas de diversos países e de todas as idades. E como se isso não bastasse, a representatividade feminina pelas protagonistas que não seguem o padrão das “princesas da Disney” tem chamado a atenção.
Do total de 26 obras do Studio Ghibli (inclusive curta metragens), 14 têm personagens femininas como protagonista, sendo aproximadamente 54% de tudo que foi produzido pelo estúdio. E mesmo as obras com protagonista masculino, as personagens femininas são bem desenvolvidas e representadas com autonomia e independência (como no caso da Princesa Mononoke). É um destaque importante considerando a predominância de heróis masculinos e da desvalorização de personagens femininas e secundárias na indústria cinematográfica em geral, não se limitando somente aos filmes de animação.
Quando voltamos a história para analisarmos os paradigmas das protagonistas femininas em animações japonesas (animê), é notável a influência do cenário social da época.
As obras “Sally, a Bruxa” (Mahōtsukai Sally) e “O segredo de Akko-chan” (Himitsu no Akko-chan), transmitidas entre as décadas de 60 e 70, são dois animês clássicos e populares. Principalmente a Akko que ganhou 4 temporadas de animê em diferentes períodos, também ganhando adaptação em teatro, dorama (novela japonesa) e filmes (animação e live action). Mas o padrão que essas protagonistas Sally e Akko seguiam eram o mesmo das “princesas da Disney”. Esses e mais outros animês da época que apresentavam protagonistas princesas (e quando não era, se transformava em uma através de magia) e com o sonho de se casarem com um príncipe encantado.
Nessa época, o Japão passava por um alto desenvolvimento econômico, exigindo que homens e mulheres assumissem papéis diferentes. O papel do homem era trabalhar e o da mulher era ter filhos e cuidar da casa. Até as escolas eram obrigadas a seguirem um plano pedagógico que preparassem as crianças para esses papéis: meninos tinham aula técnica sobre alguma área específica e as meninas tinham aula de culinária e/ou costura. Sally e Akko retratavam muito bem o papel social que era imposto às mulheres japonesas.
Já a protagonista da obra “Nausicaä do Vale do Vento” do Studio Ghibli, dirigido por Hayao Miyazaki, lançada em 1984, apresenta características bem distintas de uma “princesa”. Aliás, ela é a rainha do seu reino, mas não fica só sentada em seu trono. Ela mesma vai na linha de frente de uma batalha e comanda toda a tropa constituída por soldados homens. É uma personagem valente e independente. O surgimento dessa nova protagonista foi influenciado pelos movimentos feministas que estavam ganhando destaque no Japão na década de 80 e pela implantação de uma nova lei que protege a igualdade e oportunidades de emprego entre homens e mulheres.
Desde então, o Studio Ghibli tem criado protagonistas que inspiram o público feminino, causando sensação de proximidade e identificação. Pode-se dizer que isto é resultado do comprometimento e da preocupação que o diretor Hayao tem em retratar a evolução de uma menina para uma mulher adulta de uma maneira real, consequência da admiração e respeito que ele tem pelas mulheres.
Confira abaixo a lista das produções do Studio Ghibli e seus respectivos protagonistas:
Ano | Nome da obra | Protagonista |
1984 | Nausicaä do Vale do Vento | Nausicaä (menina) |
1986 | O Castelo no Céu | Sheeta (menina) e Pazu (menino) |
1988 | Meu Amigo Totoro | Satsuki e Mei (irmãs) |
1988 | O Túmulo dos Vagalumes | Seita (menino) e Setsuko (menina) |
1989 | O Serviço de Entregas da Kiki | Kiki (menina) |
1991 | Memórias de Ontem | Taeko (mulher) |
1992 | Porco Rosso: O Último Herói Romântico | Porco Rosso (homem) |
1993 | Ocean Waves | Taku Morisaki (menino) |
1994 | PomPoko – A Grande Batalha dos Guaxinins | Kagemori no Shokichi (homem) |
1995 | Susurros do Coração | Shizuku Tsukishima (menina) |
1995 | On Your Mark | Dois policiais inspirados nos cantores CHAGE e ASKA; e uma menina com asas (nenhum dos personagens tem nome) |
1997 | Princesa Mononoke | Ashitaka (menino) e San (menina) |
1999 | Meus Vizinhos, Os Yamadas | Família Yamada |
2001 | A Viagem de Chihiro | Chihiro Ogino / Sen (menina) |
2002 | O Reino dos Gatos | Haru Yoshioka (menina) |
2002 | Ghiblies Episode 2 | Nakano-kun (homem) |
2004 | O Castelo Animado | Sophie Hatter (menina) |
2006 | Contos de Terramar | Arren (menino) |
2008 | Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar | Ponyo (menina) |
2010 | O Mundo dos Pequeninos | Arrietty (menina) |
2011 | Da Colina Kokuriko | Umi Matsuzaki (menina) |
2013 | Vidas ao Vento | Jiro Horikoshi (homem) |
2013 | O Conto da Princesa Kaguya | Princesa Kaguya (menina) |
2014 | As Memórias de Marnie | Anna (menina) |
2016 | A Tartaruga Vermelha | Homem e a tartaruga (nenhum dos personagens tem nome) |
2021 | Aya e a Bruxa | Aya (menina) |