Textura suculenta e macia, berinjela saborosa e bem temperada!
Custo aproximado: R$ 20
O que é Nasu no Nibitashi?
O Nasu no Nibitashi é um prato clássico da culinária japonesa, presença garantida nos izakayas, os botecos japoneses que conquistaram o paladar dos brasileiros.
A combinação da berinjela macia e saborosa com o caldo agridoce de gengibre e shoyu é simplesmente irresistível.
Com esta receita, você poderá recriar o sabor autêntico do Nasu no Nibitashi no conforto da sua casa e surpreender seus amigos e familiares com um toque oriental!
Ingredientes
- Rendimento: 2 porções
- 2 berinjelas japonesas
- 10 g de gengibre
- 200 ml de caldo
- 5 g de dashi no moto (caldo em pó japonês)
- 200 ml de água
- 2 colheres de sopa de saquê
- 2 colheres de sopa de mirin
- 2 colheres de sopa de shoyu
- 4 colheres de sopa de açúcar
Modo de preparo
- Corte os ingredientes: corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento. Para que o sabor penetre melhor, faça cortes diagonais de aproximadamente 3mm na casca. Em seguida, corte em pedaços de 5cm. Corte o gengibre em tiras finas.
- Aqueça 2 colheres de sopa de óleo vegetal em uma frigideira. Coloque as berinjelas com a casca virada para baixo, cubra-as com óleo e ligue o fogo.
- Grelhe a casca por 2 minutos e vire as berinjelas.
- Adicione os temperos (200ml de caldo, 2 colheres de sopa de saquê, 2 colheres de sopa de mirin, 2 colheres de sopa de shoyu e 2 colheres de sopa de açúcar) e o gengibre. Cubra com papel alumínio, fazendo um “otoshibuta”.
- Quando o caldo reduzir a cerca de 1cm, adicione mais 2 colheres de sopa de açúcar e cozinhe por mais 2 minutos.
- Transfira para um prato e, se desejar, finalize com cebolinha picada.

Notas e Curiosidades
- A nasunina, um tipo de flavonóide encontrado na casca da berinjela, possui forte ação antioxidante, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, no combate ao envelhecimento e na prevenção do câncer. A berinjela também é rica em potássio, que ajuda a prevenir a fadiga do verão e a hipertensão.
- A berinjela refogada fria também pode ser usada como acompanhamento para o “somen” (macarrão japonês fino). Ao servir, adicione flocos de bonito seco (katsuobushi) e cebolinha picada para um sabor ainda mais rico.
- O “otoshibuta” é uma tampa menor que a panela, usada para pressionar os alimentos durante o cozimento, garantindo que cozinhem de maneira uniforme e absorvam melhor os sabores do caldo.