O Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana do Japão destinará uma doação de R$ 409.384,26 para a Escola de Ensino Fundamental na Comunidade Rural Vila Maringá, em Abaetetuba, no Pará.
A cooperação econômica foi aprovada nas últimas semanas e a cerimônia de entrega ocorreu na última quarta-feira (18). Com a doação do governo japonês, os 114 alunos da comunidade Vila Maringá, que estudavam no prédio cedido pela Igreja Católica, mas em condições inadequadas para o ensino e aprendizado, terão mais estrutura e conforto. A comunidade fica localizada a 18 quilômetros do centro do município, e na proximidade existe uma comunidade quilombola com aproximadamente 800 pessoas.
A nova escola vai dispor de quatro salas de aula, cozinha, sala dos professores e banheiros que proporcionarão condições humanitárias e dignas para o aprendizado de cerca de 250 alunos do ensino infantil à 5ª série do ensino fundamental, além de 100 alunos do EJA residentes na comunidade Vila Maringá e em outras cinco comunidades adjacentes.
O APC (Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana do Japão) apoia organizações voltadas para a implementação de projetos humanitários. Desde 1999, o Consulado do Japão em Belém, por meio desse programa, conseguiu colaborar na concretização de diversas construções, reformas e compra de equipamentos para auxiliar na redução de problemas sociais de diferentes instituições nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, que fazem parte da jurisdição desse Consulado.