Movimento Nikkei Rio comemora 115 anos da imigração japonesa no Brasil com evento e concurso de arte

Movimento Nikkei Rio

Com o apoio do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, da prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro (Segov), o Movimento Nikkei Rio realizará uma edição especial do seu evento em comemoração dos 115 anos da imigração japonesa no Brasil, no dia 18 de junho, exatamente no Dia da Imigração Japonesa.

A programação do evento contará com uma caminhada, aberta ao público geral, e um bate-papo convidando personalidades da comunidade local para troca de experiências e histórias, além de um lanche oferecido aos participantes. No dia do evento, será distribuída uma camiseta com design comemorativa a ser escolhido por um concurso.

Programação

O ponto inicial da caminhada será no deck do Pontal da Glória, com o encontro marcado para às 9h30. O início da caminhada será às 10h e o ponto de chegada será na Praia do Flamengo. Após a caminhada, está programado o plantio de uma muda simbolizando a amizade entre Brasil e Japão no Parque do Flamengo, às 11h15. Em seguida, às 11h20, acontecerá o bate-papo com a presidente da Associação Nagai de Judô, Silvana Nagai; a deputada estadual, Elika Takimoto; e a gerente do Parque do Flamengo, Leila do Flamengo Maywald. Durante o bate-papo, os participantes poderão se deliciar com um pequeno lanche oferecido pelo evento. A programação tem previsão para se encerrar às 13h.

Contribuição

Os interessados em participar, devem realizar a inscrição pelo formulário descrito ao final do texto até o dia 12 de junho. Também são convidados a colaborarem com 1kg de alimento não perecível, para ser doado à Associação Nagai de Judô que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro.

Concurso de arte para camiseta comemorativa

O Movimento Nikkei Rio também é responsável pelo concurso para escolher a arte da camiseta comemorativa a ser distribuída evento. Pessoas de qualquer nacionalidade, desde que tenham residência dentro da jurisdição do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro (estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, com exceção do triângulo mineiro) poderão participar.

A arte deverá simbolizar os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, por meio de ilustração e/ou tipografia, apresentada no tamanho de uma folha A4 (21cm x 29cm), no formato JPG/CMYK/300dpi de até 4MB. E deve ser enviada para o e-mail japaobrasil115anos@gmail.com, com o assunto “Concurso de Camiseta” e o corpo do e-mail contendo as seguintes informações: nome completo, endereço completo e telefone para contato.

O prazo para a inscrição do concurso é até dia 26 de maio e a divulgação do resultado será no dia 1 de junho nas redes sociais dos organizadores do evento.

Serão premiadas três artes pela comissão organizadora. O primeiro colocado ganhará um almoço com o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, em um restaurante japonês na cidade do Rio de Janeiro, com direito a um acompanhante, em data e local a ser informados posteriormente. Os custos da refeição serão totalmente arcados pelo Consulado-Geral, já os custos para o translado até o local do almoço deve ficar por conta da pessoa premiada. Além do almoço, o ganhador(a) ainda receberá uma ecobag exclusiva contendo artigos de papelaria japoneses.

O segundo colocado, ganhará uma mini-ecobag exclusiva contendo artigos de papelaria japoneses e o terceiro colocado ganhará um pôster do Japão e artigos de papelaria japoneses.

Detalhes sobre a utilização da arte e as regras de participação, o interessado deve conferir a página do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro (link descrito ao final do texto).

Movimento Nikkei Rio – 115 anos de união Brasil-Japão

Data de realização: 18 de junho a partir das 9h30
Local: Ponto de encontro – Deck do Pontal da Glória / Ponto de chegada – Praia do Flamengo
Contribuição: 1kg de alimento não perecível
Inscrições: através do formulário
Mais informações: cultar@ri.mofa.go.jp / (21) 2240-2383
Página do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro: clique aqui

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img