Elemento emblemático da cultura japonesa, o chá verde é destaque na Japan House São Paulo com a mostra “Nihoncha: introdução ao chá japonês”. A exposição, que permanece em cartaz até 7 de abril, apresenta um panorama sobre a produção do chá japonês (também conhecido como nihoncha), destacando amostras das variedades do chá, espírito do cha no yu, que reside no chadō, utensílios tradicionais e contemporâneos desenhados por designers nipônicos, além de uma casa de chá projetada por artista contemporâneo.
Sob a curadoria da Diretora Cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen e co-curadoria de Gabriela Bacelar, a exposição ainda traz de maneira inédita ao Brasil a primeira construção feita em madeira de impressão 3D do mundo, a casa de chá TSUGINOTE TEAHOUSE, projetada pelo arquiteto japonês Kei Atsumi e arquiteto francês Nicholas Préaud.
A mostra destaca também a cerimônia do chá, (chadō ou caminho do chá), uma tradição milenar que une arte, artesanato, arquitetura, paisagismo, filosofia, culinária, caligrafia, poesia, entre outros elementos.
A exposição traz ainda amostras das nove variedades do chá japonês fornecidas pela empresa Yamamotoyama.
Exposição Nihoncha – introdução ao chá japonês
Onde: Japan House São Paulo – 2º andar (Avenida Paulista, 52)
Horário: Terça a sexta-feira, das 10h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
Quando: Até 7 de abril
Entrada franca