Mostra Japão supera expectativas e atrai multidão ao Paço Municipal

Grupo de taiko Inazuma, do Nipo de Sorocaba, celebrou 20 anos de existência em agosto – Aldo Shiguti

Nos dias 11, 12 e 13 (sexta, sábado e domingo), moradores de Sorocaba e cidades vizinhas – em especial de Campinas – que passaram pelo Paço Municipal puderam usufruir de atividades e apresentações artísticas com foco na cultura japonesa. A 26ª edição da Mostra Japão –  a segunda em Sorocaba – atraiu uma multidão nos três dias de evento. O público contou com  uma programação diversificada, com destaque para as gastronomias japonesa, brasileira e coreana, shows com cantores renomados da comunidade japonesa, grupos de danças folclóricas e de taikô (tambores japoneses), concurso cosplay e bazaristas.

No sábado, os pequenos ganharam um dia especial com muitas brincadeiras interativas para comemorar o Dia das Crianças. Entre os cantores, quem fez bastante sucesso foi Joe Hirata, que fez seu primeiro show no Brasil depois de se apresentar no Brazilian Day Japan, realizado no dia 6 de outubro, na cidade japonesa de Hamamatsu, na província de Shizuoka. No Japão, Joe Hirata foi surpreendido com uma emocionante homenagem durante o evento. A surpresa preparada pela organização do festival foi para celebrar os 30 anos da maior conquista do artista, que fez história como o primeiro estrangeiro a vencer o prestigiado concurso Nodojiman da emissora de televisão japonesa NHK.

Há três décadas, Joe Hirata se consagrou como o grande vencedor do principal concurso de karaokê da NHK, marcando um momento histórico para a comunidade brasileira no Japão. Esse feito, que abriu portas para sua carreira, foi lembrado com carinho e gratidão durante a homenagem.

Também passaram pelo palco da Mostra Japão Sorocaba o Grupo Todos Nós, a cantora Tais Iwano, o casal Fábia e Norton Miyasake, Fabio Toma, Fujinkai de Sorocaba, Rafael Yassunaga, Grupo Hikari, Sergio Tanigawa e a cantora Naomi Maeda, além dos grupos de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko e o Inazuma Taiko, do União Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Sorocaba. O Inazuma, aliás, celebrou 20 anos de fundação no dia 10 de agosto com uma apresentação que lotou o Teatro Municipal Teotônio Vilela, de Sorocaba.

Apresentação de dança com o grupo do Nipo de Sorocaba

Abertura – No sábado, o público teve oportunidade de conferir o tradicional ritual do Kagami Biraki (quebra da tampa do barril de saquê), realizado na abertura oficial da Mostra Japão. O apresentador Tadayoshi Hanada convidou para subir ao palco a presidente da Mostra Japão, Roseli Kanashiro e sua filha, a coordenadora Chris Keiko; o presidente do Nipo de Piracicaba, Pedro Mizutani; o presidente do Nipo de Sorocaba, Mario Hayakawa e a cantora Akemi Okamoto, representando a Liga Centro-Oeste da Canção Japonesa, entre outros.

Roseli Kanashiro agradeceu a presença de todos e destacou que a Mostra Japão foi preparada com muito carinho. Chris Keiko lembrou ao jornal Nippon Já que, desde a primeira edição, em 2021, em Santana do Parnaíba, a Mostra Japão já percorreu diversas cidades do interior – incluindo uma passagem pela Capital, na Praça Charles Miller, no Pacaembu – levando entretenimento, cultura e gastronomia japonesas, presevando e transmitindo a cultura de nossos antepassados para as novas gerações e o público em geral.

Pedro Mizutani parabenizou a Comissão Organizadora “por trazer essa atividade  maravilhosa, intensa e virtuosa para a cidade de Sorocaba”. “É a segunda vez que estamos aqui em Sorocaba para celebramos e preservamos a cultura nipo-brasileira”, explicou Pedro Mizutani, que está desde as primeiras edições presente na Mostra Japão com o Grupo Todos Nós.

O presidente do Nipo de Sorocaba, Mario Hayakawa, destacou “o trabalho que dá organizar um evento do porte da Mostra Japão”. “Nós só temos a agradecer a Roseli e a Chris”, disse Hayakawa, explicando que a Ucens já realiza anualmente a Festa da Colônia Japonesa na Praça Kasato Maru. “Quem tem a ganhar é a população de Sorocaba e a comunidade japonesa, pois são eventos que mostram a força da colônia”, disse Mario Hayakawa, acrescentando que “vamos dar total apoio para que a Mostra Japão aconteça todos os anos para enaltecer e engrandecer a comunidade japonesa de Sorocaba”.

Social – Organizada pela VHB Eventos, a Mostra Japão arrecadou um quilo de alimento não perecível para o Fundo Social de Solidariedade do Município.

(Aldo Shiguti)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img