A Estância Turística de São Roque recebeu, de 7 a 10 de setembro, no Recanto da Cascata, a 11ª edição da Mostra Japão – Festival Japonês – a segunda realizada na cidade. Durante quatro dias, os moradores de São Roque tiveram oportunidade de vivenciar experiências relacionadas à cultura japonesa. Além de uma ampla praça de alimentação, com comidas típicas japonesas – como yakisoba, udon, sushi, hot roll, guioza e tempurá – o evento contou com uma programação artística com cantores e grupos conhecidos da comunidade japonesa, entre eles o Grupo Todos Nós e os cantores Joe Hirata e Luis Yabiku. Destaques também para as apresentações dos grupos de taikô Ryubu Daiko, Yuriki Kizuna Eisá Daikô e a dança do leão (Shishimai), Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Kien Daiko.
Realizada na quinta-feira, 7, feriado da Independência do Brasil, a cerimônia de abertura – com direito ao tradicional kagami biraki – contou com a presença de autoridades locais, como a chefe de Gabinete da Prefeitura de São Roque, Danieli de Castro (representando o prefeito Guto Issa); o vereador Diego Costa; a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itapecerica da Serra, Christina Tiemi Nakano (representando o prefeito Francisco Nakano); o presidente do Clube Cultural Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba (CCRNBP), Pedro Mizutani; Akemi Okamoto, da Liga Centro-Oeste da Canção Japonesa; o diretor do Bradesco, Olavo Kimura e o diretor da Cohab Campinas, Luis Yabiku.
Presidente da Comissão Organizadora, Roseli Kanashiro fez um balanço positivo dos quatro dias de festa. “O público compareceu em peso nos quatro dias e por isso conseguimos arrecadar muitas toneladas de alimentos para o Fundo Social do município”, disse Roseli, que atribuiu o sucesso aos expositores, fornecedores, patrocinadores e artistas.
Luis Yabiku lembrou que Campinas teve oportunidade de receber recentemente uma edição da Mostra Japão, no Parque Taquaral. “Foram dias de muitas alegrias e entusiasmos que refletem bem essa irmandade entre o Japão e o Brasil”, contou Yabiku, que é autor da lei que inseriu a Mostra Japão no calendário de eventos de Campinas. Segundo ele, “eventos como esses fortalecem cada vez mais os laços entre os dois países”.
Pilares – Dani Castro falou sobre alguns pilares da cultura japonesa como “trabalho, respeito e reverência”. “A Mostra Japão representa bem esse espírito da cultura”, disse a chefe de gabinete, que destacou ainda o fato de o evento ser realizado por “mulheres guerreiras”. “Ainda temos que aprender com os japoneses”, Dani.
Autor do projeto de lei que inseriu a Mostra Japão no Calendário Oficial de Eventos do Município, o vereador Diego Costa disse ao jornal Nippon Já a festa agrega não só turismo, cultura e gastronomia, mas também apresenta valores da cultura japonesa”. “Por isso, apesar de ainda estar na segunda edição, a Mostra Japão é muito importante para o nosso município, bem como os outros que realizamos aqui nesse mesmo espaço, pois além de movimentar a economia e o turismo tem também um caráter beneficente”, disse o vereador.
(Aldo Shiguti)