Momento atual das companhias nikkeis: Yazaki do Brasil

Nesta 33ª entrevista de companhias nikkeis que atuam no Brasil, os entrevistados foram o Chairman, Naoki Ii (64 anos, nascido em Tóquio) e o Head de planejamento estratégico corporativo Leonardo Farias (39 anos, nascido no Rio de Janeiro), que são da Yazaki do Brasil. Sob a liderança do presidente e CEO Lázaro de Figueiredo Júnior, a empresa fabrica e vende peças automotivas, com foco principal em chicotes elétricos (fiação automotiva). A Yazaki do Brasil trabalha para realizar “conexões”, que é a palavra-chave comum aos produtos da empresa, impactando positivamente a vida das pessoas e a sociedade em toda a América do Sul.

Diagrama de veículo com instalação dos chicotes elétricos

Perfil da Yazaki do Brasil

Razão social: Yazaki do Brasil Ltda. / Localização: sede em São Paulo (SP) e escritórios em outros 3 estados; 6 fábricas espalhadas pelo Brasil / Ano de fundação: 1997 / Número de funcionários: cerca de 8000 / Atividade comercial: fabricação e venda de chicotes elétricos e medidores automotivos / Site: https://www.yazaki-group.com/global/

Yazaki: acompanhando a expansão dos fabricantes de automóveis

A Yazaki do Brasil foi fundada em 1997, inicialmente estabelecendo sua sede em Tatuí (SP). A entrada da empresa no Brasil acompanhou o aumento da produção dos fabricantes japoneses de automóveis no Brasil. Atualmente, a Yazaki do Brasil conta com escritórios em quatro cidades (São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador) e seis fábricas distribuídas em cinco estados (São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe).

Da esquerda para a direita: gerente Leonardo, presidente e CEO Lázaro e Chairman Ii

Mais de 90% dos produtos fabricados são chicotes elétricos, com o restante sendo os medidores automotivos. As matérias-primas necessárias para a fabricação são importadas do Japão, ASEAN, México e UE. No entanto, quase tudo que é produzido no Brasil é para fornecimento no próprio país, com metade dos clientes sendo as montadoras japonesas. Através da competição com multinacionais globais, a Yazaki do Brasil foi se destacando pela tecnologia precisa e confiável para transmissão de eletricidade e informação, originalmente  desenvolvido no Japão. Por meio da conexão no “interior do veículo”, entre “veículo e pessoa” e entre “veículo e sociedade”, a empresa tem boa reputação por garantir a segurança e qualidade a preços acessíveis.

A nossa missão: “Ser uma empresa comprometida com o mundo”

O Grupo Yazaki se estabeleceu pela primeira vez no exterior em 1962, na Tailândia. Hoje, a empresa opera em 46 países e conta com 241.484 funcionários (17.873 no Japão e 223.611 no exterior, com cerca de 8.000 no Brasil, dados de junho de 2023). A contribuição para a receita do Grupo por região no fechamento de junho de 2023 foi de 31,4% no Japão, 32,0% nas Américas, 18,3% na Ásia e 18,3% na Europa e África, com as vendas internacionais crescendo devido à desvalorização do iene.

O Grupo Yazaki começou seu estabelecimento na América do Sul em 1995, na Colômbia e na Argentina. Chegou no Brasil em 1997, no Uruguai em 2005 e no Paraguai em 2013. Ao longo dos 27 anos que já permaneceram no Brasil, vários escritórios e fábricas foram estabelecidos para deixar mais eficiente os processos complexos do negócio no Brasil, onde existem legislações e impostos para transportes interestaduais de produtos, e facilitar a colaboração com as montadoras. A Yazaki possui 11 fábricas em cinco países da América do Sul, com destaque para a planta no Paraguai, que, como maquiladora*, contribui para o crescimento econômico local.

Interior da fábrica

A produção de chicotes elétricos envolve trabalho manual delicado, difícil de automatizar, com características variando de veículo para veículo. Cerca de 70% dos funcionários são mulheres habilidosas, que garantem a mesma qualidade de produção do Japão. Dado que muitas funcionárias são mães, a Yazaki organiza visitas às fábricas para que as crianças conheçam o ambiente de trabalho das mães. A Yazaki também promove anualmente um acampamento de verão no Japão para filhos/as de funcionários de vários países. Neste ano, oito crianças do Mercosul vão para essa viagem em julho.

Crianças que visitaram a fábrica para observarem o local de trabalho dos pais

Business de anotação de imagem para desenvolvimento de IA

O Grupo Yazaki também está empenhado em apoiar o futuro da mobilidade representado pela tendência CASE**, desenvolvendo negócios que servem de suporte à direção segura usando a Inteligência Artificial (IA). No Brasil, a Yazaki está explorando o negócio de anotação*** em parceria com o Japão e os EUA, com a planta de Tatuí responsável por essa etapa inicial do desenvolvimento de IA.

Num mundo marcado por conflitos, divisões e desigualdades, a Yazaki se dedica na contribuição social sem discriminação, e planeja empregar refugiados como funcionários no Brasil. A empresa também busca pela neutralidade de carbono, substituindo empilhadeiras a combustível por modelos a bateria em suas fábricas, entre outras iniciativas ecológicas, mantendo o compromisso para “ser uma empresa necessária à sociedade” da América do Sul.

Entrevistadora: Tomoko Oura

Notas:

*Maquiladora: conceito introduzido em 1965, é uma empresa isenta de impostos para importar matérias-primas e maquinários para a fabricação de produtos destinados à exportação. Inicialmente introduzido no México, hoje também é encontrado no Paraguai e em outros países.

**CASE: Abreviação de Connected, Autonomous/Automated, Shared e Electric.

***Anotação: Processo de adicionar informações para aprendizado de máquina, etapa essencial para desenvolvimento de IA.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img