Momento atual das Companhias Nikkeis no Brasil: Yamato Comercial

Tradicional na Liberdade, Espaço Kazu ganhou populariedade com gastronomia tradicional

Mesmo com as condições adversas impostas pela pandemia, as companhias nikkeis no Brasil prosseguiram suas atividades com resiliência. No atual cenário, onde a pandemia recua gradativamente, está nascendo a demanda por novos padrões de valor, que tem como objetivo alcançar a sustentabilidade, e é neste contexto que será introduzida a série de artigos “O Agora das Companhias Nikkeis no Brasil”.

Para a sétima edição, entrevistamos Naho Honda, sócio da Yamato Comercial (administrador: Soichiro Honda). Atualmente, a companhia está envolvida em serviços de alimentação e gerencia restaurantes famosos entre os japoneses como o Lamen Kazu, o Espaço Kazu (oferece desde sushi, sashimi e domburi até o gogo curry japonês) e a confeitaria Kazu Cake (oferece uma variedade de bolos e pães à moda japonesa feitos por padeiros especializados). A origem da empresa está na importação e distribuição de produtos alimentícios e artigos diversos japoneses: continua sendo o principal negócio da empresa, e vem contribuindo para complementar a cultura alimentar brasileira com a gastronomia japonesa.

Perfil da Yamato ComercialNome oficial: Yamato Comercial Ltda.
Localização: São Paulo
Ano de estabelecimento: 1991
Número de funcionários: 80
Atividades comerciais: importação e distribuição de produtos alimentícios e artigos diversos japoneses; serviços de alimentação.
Kazu Cake inovou ao trazer sobremesas japonesas a SP

Pioneira na importação de alimentos congelados – Fundada em 1991 como uma empresa de importação e exportação, a Yamato Comercial tem grande prazer em ligar as pessoas através do transporte de produtos. Um dos seus primeiros empreendimentos realizados foi a importação de alimentos congelados do Japão via contêiner refrigerado, um feito inovador na época. Os itens incluíam sauro congelado, o que alegrou muitos japoneses que sentiam falta do sabor da terra natal.

Atualmente, na atividade de importação e distribuição, a Yamato Comercial trabalha com 178 produtos, que incluem missô, udon, natto, gyoza, shao mai e alimentos congelados como o pasta de wasabi congelado. Com um profundo conhecimento dos produtos japoneses e um know-how adquirido através do contato com o mercado brasileiro, a empresa importa uma vasta gama de produtos voltados para varejistas e restaurantes, desde géneros alimentícios a equipamentos de cozinha e produtos de consumo não duráveis.

Desde a fundação da empresa, as importações de produtos marinhos têm sido particularmente bem recebidas, mas as restrições aumentaram depois do Grande Terremoto de Tohoku, em 2011. Posteriormente, a empresa solicitou a permissão do governo brasileiro para recomeçar a importação de flocos de bonito (peixe), mas o procedimento durou cerca de 6 anos e as vendas recomeçaram apenas no ano passado.

A empresa também importa sakes japoneses e shochu que são vendidos no Espaço Kazu, dentro de um refrigerador especializado para essa finalidade. Clientes brasileiros, chineses e japoneses entram e saem com frequência da loja, e alguns identificam a marca e a compram. Devido à restrição brasileira, o shochu de batata não pode ser importado atualmente, mas o lado japonês precisa conversar com o governo brasileiro, tanto a nível público como privado, para permitir a importação de shochu de batata, que possui muitos apreciadores.

Lamen Kazu e os 115 anos de imigração japonesa – O Lamen Kazu conquistou os apreciadores de lamen. Tanto que quando alguém vem do interior para São Paulo, há quem diga: “Estando em São Paulo, deve-se ir para Lamen Kazu”. Aberto em 2008, celebrou o seu 15º aniversário no Dia da Imigração Japonesa deste ano, 18 de junho.

A inauguração do Lamen Kazu foi motivada por uma proposta do restaurante japonês especializado em missô Lamen, o Tadokoro Shoten (TRY International Inc.) que estava interessado em realizar uma atividade que ajudasse a celebrar o centenário da imigração japonesa em 2008. Então, aproveitando a vocação da Yamato Comercial como empresa de importação, foi decidido oferecer Lamen por um período limitado às pessoas que vivem no Brasil, para dar-lhes uma oportunidade de conhecer o sabor autêntico do Japão. No entanto, durante a fase de planejamento, percebeu-se que o orçamento para oferecer Lamen por um período limitado seria o mesmo se um novo restaurante fosse aberto e então foi decidido a abertura como franquia: foi um sucesso. O Lamen Kazu importa o macarrão e missô, o molho, konbu, menma do Japão e oferece ramen com o mesmo sabor do Japão, conquistando o estômago de brasileiros, japoneses e nipo-brasileiros. Hoje é um restaurante com logas filas de espera.

A continuação da busca pelo pioneirismo no Brasil – No cargo atual há cerca de 1 ano e meio, Honda cresceu vendo seu pai, Kazuhiro Takagi, fundador da Yamato Comercial, encarando novos desafios na área de culinária japonesa no Brasil. Nos primeiros tempos, Takagi introduziu robôs de sushi, que eram raros no Brasil, e começou um negócio de marmita e catering. Mais tarde, iniciou a venda de oniguiri que usando uma embalagem própria para esta finalidade. Assim, foi abrindo caminho para uma série de culturas japonesas que não existiam no Brasil.

“Meu antecessor (pai) gostava de dizer que a imigração japonesa começou há 115 anos e que foi necessário superar muitas dificuldades para construir a comunidade nikkei que temos hoje. Quero continuar a trabalhar com novos desafios, crescer, apoiar a comunidade nikkei através de nossas atividades e caminhar feliz com o povo brasileiro”.

Equipes/ Yamato Comercial

Atualmente, o Honda se prepara para iniciar dois novos negócios.

Um deles é abrir um dark kitchen (empresas de serviços de alimentação que atendem clientes exclusivamente por entrega) para melhorar o fornecimento de Lamen aos clientes, tendo em vista o aumento expressivo dos pedidos desde a pandemia. Além disso, a empresa planeja abrir um restaurante especializado em tonkatsu (costeletas de porco frita) e kushi-age (espeto de carnes e legumes fritos), para atender o desejo de comer um delicioso tonkatsu, que dê especial atenção à qualidade da carne de porco e ao óleo. O kushi-age é um novo género de comida japonesa no Brasil, e o dia em que poderemos apreciar um delicioso kushi-age em São Paulo não está muito longe.

(Entrevistadora: Tomoko Oura)

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