Momento atual das Companhias Nikkeis no Brasil: Tunibra IMG

Situação do escritório – Divulgação
Perfil da Tunibra IMGRazão social: Tunibra Assessoria para Imigrantes Ltda.
Localização: São Paulo, SP
Abertura: novembro de 2020
Número de funcionários: 4 (dezembro de 2023)
Atividades comerciais: serviço de documentação para estrangeiros como obtenção de autorização de residência
Sites: https://www.tunibraimg.com.br/

Para a décima nona edição, conversamos com Akira Komiya (66 anos, nascido na Província de Kanagawa), um dos sócios administradores da Tunibra IMG. Em 2020, durante a pandemia de COVID-19, a agência de viagens Tunibra, que tinha uma história de um pouco mais de 70 anos no Brasil, encerrou as suas atividades, causando um grande impacto na comunidade nipo-brasileira. Foi nesse momento que a Tunibra IMG se estabeleceu ao herdar os negócios de serviços de documentação para estrangeiros para os expatriados japoneses que vêm trabalhar no Brasil. Desde então, a Tunibra IMG dá suporte às empresas japonesas como um facilitador no processo de obtenção de autorização de residência, que é um dos primeiros desafios práticos para expatriados japoneses que serão transferidos para o Brasil. Assim, a empresa permite que os funcionários assumam suas funções com tranquilidade no Brasil.

Encantado com o afeto dos brasileiros

Na época que era estudante, Komiya fez um intercâmbio de um ano em Porto Alegre – RS, e desde então, viajou várias vezes entre o Japão e o Brasil, totalizando aproximadamente 35 anos de estadia no Brasil. Ele reflete: “Acho que o ponto decisivo foram os laços com as pessoas”. Ele foi cativado pela amabilidade e gentileza da família brasileira que o acolheu durante seu primeiro intercâmbio, o que o levou a se apaixonar pelo Brasil.

No ano seguinte após o término do intercâmbio e seu retorno ao Japão, um professor universitário o abordou dizendo: “Está sendo construído um polo petroquímico em Camaçari, na Bahia, e já se instalaram muitas empresas japonesas do ramo de petroquímico, resultando no aumento de expatriados japoneses e suas famílias na capital Salvador. Para a educação dos seus filhos, estão recrutando um professor urgentemente para trabalhar na escola suplementar japonesa que está sendo organizada. Você não quer tentar?”. Ele se candidatou, passou no processo seletivo e acabou indo trabalhar como professor em Salvador por dois anos. “Naquela época, havia cerca de 12 alunos, da 1ª até a 9ª série. Todas as crianças eram adoráveis, e tivemos momentos muito divertidos. Agora, eles já devem estar na faixa dos 50 anos, e quem sabe alguns deles tenham retornado para trabalhar como expatriado no Brasil”, ele relembra com saudades.

Mesmo após seu retorno de Salvador para o Japão, o desejo de voltar para o Brasil não desapareceu. Ele ingressou na agência de viagens japonesa Tunibra no Japão, e logo foi transferido para São Paulo. Trabalhou durante cinco anos, e foi nesse período que aprendeu a lidar com os serviços de documentação para estrangeiros, aprendizado este que está ligado ao seu negócio atual. Após 5 anos ele retornou ao Japão, deixou a Tunibra, mudou-se para uma outra empresa japonesa com a subsidiária no Brasil e, em 1999, veio novamente transferido para o Brasil. Em 2005, quando a matriz emitiu a ordem de retornar ao Japão definitivamente, por acaso, o presidente da Tunibra Travel Turismo Ltda, que na época estava procurando um sucessor de um diretor de vendas que estava se aposentando, convidou-o para assumir o cargo, e ele aceitou o convite sem pensar duas vezes.

Serviço de obtenção de autorização de residência com meio século de experiência e conquistas

Embora a agência de viagens Tunibra Travel Turismo Ltda. tenha encerrado suas atividades em 2020, ela acumulou mais de 70 anos de experiência e conquistas desde sua fundação. Em relação ao serviço de obtenção de autorização de residência para expatriados japoneses, a agência tinha uma experiência de quase 50 anos na área. Reconhecendo a importância, e para não desperdiçar os relacionamentos de confiança e o know-how construídos ao longo dos anos, Komiya recebeu a permissão do então presidente para constituir uma nova empresa e usar o nome “Tunibra”, criando assim a Tunibra IMG junto com a advogada Cássia Higaki, que era sua colega de trabalho na época.

Os pontos fortes da empresa incluem a capacidade de “atendimento em japonês”, uma equipe com “advogados qualificados” e uma “forte parceria com a Tunibra Travel Japan Inc.” Essas características possibilitam uma resposta rápida através de um sistema de suporte abrangente e troca de informações detalhadas.

Membros da Tunibra IMG (de esquerda para direita Gabriel, Juliana, Cássia e Komiya)

Para os estrangeiros virem trabalhar legalmente no Brasil, é necessário obter o visto apropriado de acordo com o motivo da viagem. Para isso, é imprescindível obter a autorização de residência do Ministério da Justiça. A principal atividade da Tunibra IMG é assumir essa responsabilidade. A empresa atende a diversos perfis, como investidores, empregados, estagiários, técnicos, religiosos, atletas profissionais, entre outros. Ao chegar ao Brasil, o primeiro passo é fazer registro estrangeiro na Polícia Federal e obter a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM). A Tunibra Img oferece suporte para esse procedimento bem como na obtenção do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

Além disso, a empresa oferece suporte nos procedimentos para a obtenção de visto dos outros países para funcionários que trabalham para seus clientes corporativos do Brasil. 

A empresa também presta serviços, como a renovação do período de permanência e a de visto de visita para a residência.

“Esperamos contribuir com as empresas japonesas que atuam no Brasil por meio de prestação de serviços como a obtenção de autorização de residência”, diz Komiya, que está prestes a comemorar o 40º aniversário desde que começou a ser uma ponte entre o Japão e o Brasil.

Entrevistadora: Tomoko Oura

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img