Momento atual das Companhias Nikkeis no Brasil – Nippon Express do Brasil

Esta série de artigos apresenta “o agora das companhias nikkeis do Brasil”.

NX sempre pensando na melhor maneira em conectar as regiões brasileiras ao exterior
Perfil da Nippon Express do BrasilNome oficial: Nippon Express do Brasil Transportes Internacionais Ltda.
Localização: São Paulo
Data de estabelecimento: agosto de 1979
Número de funcionários: 125
Atividade comercial: Serviço de logística

Para a décima quinta edição, conversamos com Tomomi Takimoto, Presidente da Nippon Express (NX) do Brasil. Fundada em 1979, quando muitas empresas japonesas entravam no Brasil, a NX Brasil é a quinta filial mais antiga da NX Holdings no exterior. Na América do Sul, a empresa expandiu sua área de atuação não apenas no Brasil, mas também na Colômbia em 2012, e se consolidou no mercado sul-americano através do estabelecimento de entrepostos comerciais nos países da América Latina, e está desenvolvendo negócios de escala internacional numa nova era de logística com introdução de TI.

Expansão global com mais de 100 anos de experiência

Tomomi Takimoto, presidente da Nippon Express do Brasil

Conhecida no Japão como NITTSU, a Nippon Express começou a operar como holding desde 2022, tornando-se no Nippon Express Group e introduzindo a marca NX. Desde a sua fundação em 1872, acumulou mais de 100 anos de experiência no setor de transporte e logística. A primeira filial estrangeira da NX foi a NX USA, estabelecida em 1962. Atualmente, as 131 unidades da empresa no continente americano estão espalhadas por EUA, Canadá, México, Brasil e Colômbia (dados de final de junho de 2023). No Brasil, a NX possui unidades em Manaus, São Paulo, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro, Curitiba e Santos, sempre pensando na melhor maneira de conectar as regiões brasileiras ao exterior e fortalecendo sua estrutura de serviços para a expansão corporativa dos seus clientes.

No Japão, a NX é uma empresa famosa pela prestação de serviço de mudanças, mas seu principal serviço no Brasil é o transporte de produtos como peças automotivas e peças de máquinas fabricadas no exterior para seus destinos no Brasil. A empresa também transporta produtos agropecuários do Brasil para o exterior. Todos os serviços da NX são valorizados pelos clientes, graças à meticulosidade e agilidade, iguais aos serviços prestados no Japão.

No mundo, onde existe movimentação de carga, existe a NX

Como empresa japonesa de agenciamento de cargas, a NX sempre avançou nas áreas onde os fabricantes japoneses necessitam de auxílios logísticos. O objetivo da marca NX é evoluir para uma empresa que possui forte presença no mercado global.

Desde a sua criação, a NX Brasil também esteve envolvida em serviços de mudanças para funcionários japoneses que saem do Japão para trabalhar no exterior, oferecendo “qualidade e garantia japonesas”. A empresa não se limita a funcionários japoneses, mas também lida com o transporte de uma única carga, mudanças de estudantes e mudanças individuais. Os funcionários brasileiros da NX responsáveis pelas mudanças são regularmente treinados pelo pessoal dedicado da filial americana e trabalham em conjunto com mais de 10 funcionários que falam japonês para atendimento aos clientes.

Quando se ouve falar do Brasil, a segurança é a primeira preocupação que aparece, mas o Presidente Takimoto, que esteve na Itália durante quase nove anos, recorda que “na Itália, tínhamos de estar tão atentos aos roubos durante o transporte como no Brasil”. Para evitar os riscos previstos, a NX desenvolveu um serviço de transporte “porta-a-porta” que segue as suas próprias diretrizes.

“NX-GREEN Calculator”: calculadora de emissões de CO2 no transporte internacional

O Grupo NX posicionou a “luta contra as mudanças climáticas” como uma das questões-chave para alcançar a sua meta a longo prazo: tornar-se uma “empresa de logística com presença internacional”. Então, em março deste ano, lançou a “NX-GREEN Calculator”, que fornece as emissões de CO2 nos transportes internacionais que usam meios aéreos, marítimos, ferroviários e rodoviários.

A NX-GREEN Calculator é um serviço que calcula e possibilita a visualização da distância de origem ao destino e as emissões de CO2 durante o trajeto, através do fornecimento de poucos dados: origem, destino, número de pacotes, peso e modo de transporte (aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário). A NX-GREEN Calculator também dispõe de uma função de cálculo das emissões em cada etapa de um itinerário e de uma função de cálculo das emissões para vários cenários de uma só vez, baseado nos dados reais de transporte em um determinado período de tempo. O serviço também está disponível no site da empresa e as línguas disponíveis são o japonês, inglês e chinês.

O serviço foi objeto de estudo pelo instituto externo de verificação (SGS Japan) e, uma vez que os resultados do cálculo são apoiados por uma situação próximo à realidade, também pode ser publicado numericamente, tornando-os numa ferramenta que pode promover ainda mais a gestão ESG entre os clientes da NITTSU e apoiar os seus esforços para reduzir as emissões de CO2.

“Serviço de Reconsolidação em Miami” no transporte aéreo internacional

O Brasil é um país com rígidos regulamentos de importação, se uma carga chega do exterior e não atende aos regulamentos, ela pode ser proibida a entrar no país e pode ser devolvida ao país de origem. Para evitar esse tipo de situação, a unidade da NX USA em Miami oferece um serviço que verifica novamente os documentos e as condições da carga para garantir que estejam de acordo com os regulamentos brasileiros de importação e, caso seja verificada uma inadequação, faz o reajuste para, então, enviar a carga para o Brasil. Demora um pouco mais do que o serviço de envio direto, que chega no menor prazo possível, mas a carga é entregue no destino com mais segurança e maior garantia.

A NX Brasil News, cujos leitores aumentam devido à indicação entre os próprios leitores, divulga diversos tipos de notícias sobre logística (cerca de cinco vezes por semana). Mais recentemente, a NX Brasil News vem acompanhando as tendências do mercado de transporte aéreo e marítimo, e o impacto da crise israelense na logística.

Entrevistadora: Tomoko Oura

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