Momento atual das Companhias Nikkeis no Brasil: GSI Creos Brasil

Fachada do Hospital Santa Cruz, quando os representantes da empresa nos países da América do Sul reuniram no Brasil

Para a décima sexta edição, conversamos com Issei Kawamura, administrador da GSI Creos do Brasil. Atualmente, o principal negócio da empresa é a venda de produtos médicos e químicos. Em particular, através de uma parceria de longa data com a Toray Medical, importa máquinas de hemodiálise de alto desempenho e produtos associados do Japão e vende em toda a América do Sul. A companhia também está comprometida no investimento e prestação de apoio técnico às clínicas que oferecem tratamento de hemodiálise utilizando o seu equipamento.

“Empresa criadora de negócios”, com foco nos produtos têxteis e industriais

Clínica que possui participação da empresa na gestão

A GSI Creos Brasil foi criada em 1973 como um escritório brasileiro da Gunze Sangyo, Inc. Iniciou seus negócios com o estabelecimento de uma fábrica de produção de seda e exportação de fios de seda crus e torcidos produzidos no Brasil para o Japão, EUA, Europa e Ásia. Em 1988, passou a atuar como empresa comercial, e continua até os dias de hoje como uma “empresa criadora de negócios” no setor de produtos têxteis e industriais. A empresa é uma das 23 subsidiárias da GSI Creos no território estrangeiro (fora do Japão) e utiliza essa rede para desenvolver o seu negócio a nível global.

Depois de passar a atuar como empresa comercial, houve um período em que a empresa importava kani-kama (palitos de caranguejo) para apoiar a disseminação dos alimentos japoneses. Isso continuou até 2000, quando criou a MGS Foods Indústria Comércio, empresa afiliada que iniciou a produção do kani-kama no Brasil. Depois, um dos ex-funcionários da GSI Creos Brasil continuou essa atividade de forma independente.

A origem das atividades da GSI Creos remonta a 1931, quando a empresa Daisaku Hayashi Shoten começou a exportar fios de seda crua e torcida para os EUA. A empresa passou a se chamar Gunze Sangyo em 1942 e, após o estabelecimento da filial em Nova Iorque, na década de 1950, a empresa começou a comercializar meias femininas, além de corantes e auxiliares têxteis, criando a base para as atuais atividades. Mais tarde,em 1971, a empresa foi renomeada para Gunze Sangyo (a pronúncia se manteve, mas a escrita em japonês foi modificada) e, em 2001, obteve o atual nome: GSI Creos. O nome da empresa são as iniciais de “Global Sophisticated Intelligence”, seguida de “Creos”, formada pela fusão das palavras “Create”, “Reorient” e “Eos”. Este último é o nome da deusa do amanhecer. O nome da empresa expressa o seu desejo de transformar sonhos em realidade com a criação de novos produtos e negócios por profissionais sofisticados de nível global, assim como a deusa do amanhecer vai entregando a luz do amanhecer.

Observando as necessidades de cada época, a empresa exporta produtos japoneses de alta qualidade para a China, outros países da Ásia, Europa e EUA. Atualmente, as exportações representam 63,5% das suas vendas.

Promoção da gestão ESG no setor de saúde na América do Sul

Para a realização de uma “sociedade sustentável”, a GSI Creos Brasil está promovendo a gestão ESG, especialmente no setor de saúde. A demanda pela tecnologia de diálise já era alta no Brasil e em outros países da América do Sul há algum tempo. Em resposta a essa demanda, a empresa tem vendido equipamentos de diálise de alta qualidade, equipamentos acessórios e consumíveis em toda a América do Sul desde 2015. Além disso, também participa na gestão de clínicas de diálise em São Paulo e Santos. A empresa também fornece equipamentos de diálise para o Hospital Santa Cruz. A empresa está trabalhando para alcançar o ODS 3 – garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar de todos, em todas as idades – através da conexão de mais pacientes com acesso a oportunidades de tratamento avançado de última geração.

Durante o período da pandemia, a empresa também se concentrou em fornecer consumíveis de higiene e suprimentos médicos de saúde, como máscaras de pano feitas de tecidos com tecnologia antiviral da Livinguard, empresa suíça, e máscaras que utilizam o know-how de produção e a cadeia de suprimentos que desenvolveu em seus negócios de têxteis.

Flexibilidade: o ponto forte da empresa brasileira

“A equipe GSI Creos Brasil é menor do que a equipe do Japão ou de outros países, mas temos a flexibilidade e a capacidade para vender qualquer produto do setor no mercado.”

Assim Kawamura descreveu a característica distintiva da empresa que administra. Devido à escala como empresa comercial e o posicionamento no mercado em que está envolvida, o nome da GSI Creos Brasil ainda não está popularizada no Brasil, mas para o desenvolvimento de negócios futuros, Kawamura acredita que é necessário tornar sua marca mais reconhecida por meio de parcerias com outras empresas.

Nos últimos anos, a geração mais jovem no Japão tem sido descrita como introvertida, mas Kawamura chegou ao Brasil em outubro de 2022, com 29 anos. Na verdade, sua geração tende a ser mais introvertida por uma série de razões, mas ele cresceu na província de Chiba, passou o final do ensino médio na Suécia e trancou um ano da universidade para trabalhar em uma empresa dos EUA. A vida em São Paulo foi melhor do que ele esperava, graças a ajuda das pessoas ao seu redor. “Quando eu dizia que meu nome é Issei, as pessoas brincavam dizendo: ‘minha esposa é nissei’, mas meu nome nunca foi assunto de conversa até vir para o Brasil”, assim ele conta o humor vivido, que só foi possível em São Paulo, onde há forte influência da comunidade japonesa.

Entrevistadora: Tomoko Oura

Perfil da GSI Creos Brasil

Nome oficial: GSI Creos Brasil Ltda. / Localização: São Roque, SP / Estabelecimento: julho de 1973 / Número de funcionários: 6 / Atividades comerciais: Importação e distribuição de produtos médicos e químicos

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