
Para a décima sexta edição, conversamos com Issei Kawamura, administrador da GSI Creos do Brasil. Atualmente, o principal negócio da empresa é a venda de produtos médicos e químicos. Em particular, através de uma parceria de longa data com a Toray Medical, importa máquinas de hemodiálise de alto desempenho e produtos associados do Japão e vende em toda a América do Sul. A companhia também está comprometida no investimento e prestação de apoio técnico às clínicas que oferecem tratamento de hemodiálise utilizando o seu equipamento.
“Empresa criadora de negócios”, com foco nos produtos têxteis e industriais

A GSI Creos Brasil foi criada em 1973 como um escritório brasileiro da Gunze Sangyo, Inc. Iniciou seus negócios com o estabelecimento de uma fábrica de produção de seda e exportação de fios de seda crus e torcidos produzidos no Brasil para o Japão, EUA, Europa e Ásia. Em 1988, passou a atuar como empresa comercial, e continua até os dias de hoje como uma “empresa criadora de negócios” no setor de produtos têxteis e industriais. A empresa é uma das 23 subsidiárias da GSI Creos no território estrangeiro (fora do Japão) e utiliza essa rede para desenvolver o seu negócio a nível global.
Depois de passar a atuar como empresa comercial, houve um período em que a empresa importava kani-kama (palitos de caranguejo) para apoiar a disseminação dos alimentos japoneses. Isso continuou até 2000, quando criou a MGS Foods Indústria Comércio, empresa afiliada que iniciou a produção do kani-kama no Brasil. Depois, um dos ex-funcionários da GSI Creos Brasil continuou essa atividade de forma independente.
A origem das atividades da GSI Creos remonta a 1931, quando a empresa Daisaku Hayashi Shoten começou a exportar fios de seda crua e torcida para os EUA. A empresa passou a se chamar Gunze Sangyo em 1942 e, após o estabelecimento da filial em Nova Iorque, na década de 1950, a empresa começou a comercializar meias femininas, além de corantes e auxiliares têxteis, criando a base para as atuais atividades. Mais tarde,em 1971, a empresa foi renomeada para Gunze Sangyo (a pronúncia se manteve, mas a escrita em japonês foi modificada) e, em 2001, obteve o atual nome: GSI Creos. O nome da empresa são as iniciais de “Global Sophisticated Intelligence”, seguida de “Creos”, formada pela fusão das palavras “Create”, “Reorient” e “Eos”. Este último é o nome da deusa do amanhecer. O nome da empresa expressa o seu desejo de transformar sonhos em realidade com a criação de novos produtos e negócios por profissionais sofisticados de nível global, assim como a deusa do amanhecer vai entregando a luz do amanhecer.
Observando as necessidades de cada época, a empresa exporta produtos japoneses de alta qualidade para a China, outros países da Ásia, Europa e EUA. Atualmente, as exportações representam 63,5% das suas vendas.

Clínica que possui participação da empresa na
gestão

Clínica que possui participação da empresa na
gestão
Promoção da gestão ESG no setor de saúde na América do Sul
Para a realização de uma “sociedade sustentável”, a GSI Creos Brasil está promovendo a gestão ESG, especialmente no setor de saúde. A demanda pela tecnologia de diálise já era alta no Brasil e em outros países da América do Sul há algum tempo. Em resposta a essa demanda, a empresa tem vendido equipamentos de diálise de alta qualidade, equipamentos acessórios e consumíveis em toda a América do Sul desde 2015. Além disso, também participa na gestão de clínicas de diálise em São Paulo e Santos. A empresa também fornece equipamentos de diálise para o Hospital Santa Cruz. A empresa está trabalhando para alcançar o ODS 3 – garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar de todos, em todas as idades – através da conexão de mais pacientes com acesso a oportunidades de tratamento avançado de última geração.
Durante o período da pandemia, a empresa também se concentrou em fornecer consumíveis de higiene e suprimentos médicos de saúde, como máscaras de pano feitas de tecidos com tecnologia antiviral da Livinguard, empresa suíça, e máscaras que utilizam o know-how de produção e a cadeia de suprimentos que desenvolveu em seus negócios de têxteis.
Flexibilidade: o ponto forte da empresa brasileira
“A equipe GSI Creos Brasil é menor do que a equipe do Japão ou de outros países, mas temos a flexibilidade e a capacidade para vender qualquer produto do setor no mercado.”
Assim Kawamura descreveu a característica distintiva da empresa que administra. Devido à escala como empresa comercial e o posicionamento no mercado em que está envolvida, o nome da GSI Creos Brasil ainda não está popularizada no Brasil, mas para o desenvolvimento de negócios futuros, Kawamura acredita que é necessário tornar sua marca mais reconhecida por meio de parcerias com outras empresas.
Nos últimos anos, a geração mais jovem no Japão tem sido descrita como introvertida, mas Kawamura chegou ao Brasil em outubro de 2022, com 29 anos. Na verdade, sua geração tende a ser mais introvertida por uma série de razões, mas ele cresceu na província de Chiba, passou o final do ensino médio na Suécia e trancou um ano da universidade para trabalhar em uma empresa dos EUA. A vida em São Paulo foi melhor do que ele esperava, graças a ajuda das pessoas ao seu redor. “Quando eu dizia que meu nome é Issei, as pessoas brincavam dizendo: ‘minha esposa é nissei’, mas meu nome nunca foi assunto de conversa até vir para o Brasil”, assim ele conta o humor vivido, que só foi possível em São Paulo, onde há forte influência da comunidade japonesa.
Entrevistadora: Tomoko Oura
Perfil da GSI Creos Brasil
Nome oficial: GSI Creos Brasil Ltda. / Localização: São Roque, SP / Estabelecimento: julho de 1973 / Número de funcionários: 6 / Atividades comerciais: Importação e distribuição de produtos médicos e químicos