Entre as atrações do Festival do Japão, uma das mais aguardadas pelo público é, certamente, a final do concurso de beleza Miss Nikkey Brasil. Comandado pelo apresentador Kendi Yamai, o evento já virou um evento à parte, atraindo a cada ano um público diferente ao festival.
Além do Miss Nikkey Brasil, que deve começar por volta das 18h30 de sábado, acontece também a final do Miss Nikkey São Paulo, que elegerá a mais bela nikkei do estado de São Paulo. Ao todo, serão dez candidatas concorrendo ao título estadual e outras oito à coroa de Miss Nikkey Brasil.
No intervalo, quem sobe ao palco é a atração internacional Kauan Okamoto. Nascido na província de Aichi e filho de pais decasséguis – a mãe é brasileira, com quem aprendeu o idioma português, e o pai japonês – ele entrou para a maior agência de talentos do Japão, a Johnny & Associates, e desenvolveu seus talentos sob a tutela de Johnny Kitagawa, aprendendo do zero a cantar e a dançar, dedicando-se à exaustivos treinos. E também fez parte do elenco da novela GTO, da Fuji.
No palco do Festival do Japão ele deve cantar ou mas quatro ou cinco músicas, acompanhado de dançarinos. Depois, deve fazer uma turnê pelo Brasil. “O Kauan deve agradar bastante o público”, conta Kendi, lembrando que, devido a pandemia, todos estão aguardando esse momento com muita expectativa.
“Por isso, acredito que esta edição do concurso será um momento bem emocionante, pois em cada seletiva realizada, percebo que todas as candidatas levam bem a sério o concurso como um aprendizado que levarão para a vida toda, pois subir em um palco e enfrentar centenas de pessoas faz com que elas comecem a encarar os desafios da vida de outra maneira, por isso, muitos pais e candidatas dizem que o Miss Nikkey não é apenas um concurso de beleza, mas também uma oportunidade de desenvolvimento pessoal”, explica Kendi, afirmando que “a maioria não imaginava que fôssemos passar um período tão longo parados”.
Por esse motivo, conta, as candidatas devem estar ainda mais ansiosas que o normal. “Apesar de não ser obrigatório, vamos recomendar o uso de máscaras tanto para as candidatas como para a equipe”, diz Kendi, lembrando que a primeira eliminatória já nessa nova fase foi realizada no final de 2021, em Marília (SP). “Por ser o primeiro estávamos muito preocupados em seguir o protocolo, como manter o distanciamento, etc, mas como a sede do Nikkey é aberta, foi até bom que ajudou muito nesse lado”, destaca, acrescentando que, apesar das preocupações, o evento “foi bem bacana”.
“O público compareceu, claro que sendo pandemia, notei que tinha menos idosos, que naquela época ainda estavam evitando locais aglomerados, e o pessoal ainda usava máscaras”, recorda, explicando que, a partir de então, as eliminatórias passaram a seguir os protocolos vigentes na época.
Para Kendi, nesses cerca de 20 anos que organiza concursos de beleza, “a cada ano, por mais que seja o mesmo concurso, é como se fosse totalmente diferente porque as protagonistas mudam”. “É como se eu fosse o maestro de uma orquestra e as candidatas os músicos. Ou seja, é sempre diferente e desafiador pois estamos sempre tentando propor alguma inovação”, destaca Kendi, afirmando que ao longo dos anos foi aprendendo com os erros e aprimorando o concurso para fazer algo cada vez melhor.
Finalistas Miss Nikkey São Paulo:
Maiara Fernanda Iamamoto
Finalistas Miss Nikkey Brasil 2022
RIO DE JANEIRO Gabriela Hasegawa Rodrigues