Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão – Yoshimasa Hayashi : “Celebrando o Dia da Imigração Japonesa”

 

“Gostaria de expressar as minhas mais sinceras felicitações a todos os imigrantes japoneses e nikkeis no Brasil, pela publicação desta edição especial em razão da comemoração do Dia da Imigração Japonesa em 18 de junho.

Em 18 de junho de 1908, o Kasado Maru chegou ao porto de Santos em São Paulo com os primeiros imigrantes japoneses a bordo. Estou certo de que nossos antecessores enfrentaram muitas dificuldades para emigrar ao tão distante Brasil, onde a língua e a cultura eram diferentes. Em tais circunstâncias, gostaria de prestar mais uma vez minha homenagem ao povo nikkei por sua diligência e espírito de ajuda mútua, trabalhando juntos para superar várias dificuldades, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade brasileira e ganhando a confiança do povo brasileiro. Mais de 110 anos se passaram desde que os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil, e hoje existem aproximadamente 2 milhões de nikkeis no país, assim como aproximadamente 200.000 brasileiros no Japão, e como “ponte” entre os dois países, formam a base das relações amistosas nipo-brasileira.

Eu mesmo visitei o Brasil quando trabalhava para uma empresa comercial. Embora geograficamente distante do Japão, eu sentia que o Brasil era um lugar onde podia me sentir próximo ao Japão.

Depois de assumir o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros em novembro do ano passado, tive uma conversa telefônica com o Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, em dezembro. Nesta ocasião, reafirmamos que iríamos fortalecer ainda mais as relações amistosas entre o Japão e o Brasil. Em maio deste ano, o Vice-Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros, ODAWARA Kiyoshi visitou o Brasil, e me relatou ter tomado conhecimento da história da imigração japonesa ao Brasil através de trocas significativas de opiniões com os nikkeis em São Paulo. Depositou flores no Cenotáfio em homenagem aos imigrantes japoneses pioneiros e realizou visitas ao JAPAN HOUSE e Museu da Imigração.

Embora a pandemia da COVID19 tenha forçado o cancelamento de muitas atividades, incluindo o Festival do Japão que vinha ocorrendo em vários locais, saudamos seus contínuos esforços para fortalecer os laços entre os nikkeis através de suas engenhosidades e esforços, tais como a organização de eventos on-line.

Atualmente, os casos de infecções pelo novo coronavírus estão diminuindo, e o tráfego de pessoas em todo o mundo está voltando ao normal. Espero que, num futuro próximo, os intercâmbios sejam mais frequentes do que antes da pandemia e que as relações de amizade sejam ainda mais aprofundadas. Ainda, torço para o sucesso na recuperação económica da comunidade nikkei.

Por fim, desejo um maior desenvolvimento à comunidade nipo-brasileira, felicidade e muita saúde a todos os imigrantes japoneses e nikkeis.”

 

HAYASHI Yoshimasa – Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img