Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, HAYASHI Yoshimasa – Em comemoração ao Dia Nacional da Imigração Japonesa

Divulgação

or ocasião da publicação da Edição Especial pelo Dia Nacional da Imigração Japonesa, em 18 de junho, gostaria de expressar minhas sinceras congratulações a todos os imigrantes e a todos os nikkeis.

Neste ano, completam-se 115 anos desde que o Kasato Maru chegou ao porto de Santos, em São Paulo, em 18 de junho de 1908, com os primeiros imigrantes a bordo. Gostaria de homenagear mais uma vez os imigrantes e todos os nikkeis por sua dedicação e trabalho árduo, por terem conquistado a confiança da sociedade brasileira e por sua significativa contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

O Japão e o Brasil têm uma relação de amizade e cooperação de longa data e são parceiros estratégicos globais com valores e princípios compartilhados. O importante alicerce da estreita amizade entre os dois países é o especial vínculo da maior comunidade nikkei do mundo, com aproximadamente dois milhões de pessoas.

Os descendentes de japoneses são ativos nas mais variadas áreas e atuam como uma ponte de amizade entre o Japão e o Brasil. No meu tempo de estudante ou quando trabalhei em empresas, fiquei muito impressionado ao ver como os nikkeis criaram raízes e eram ativos na sociedade brasileira. Como Ministro das Relações Exteriores, visitei o Brasil em janeiro deste ano e troquei opiniões com muitos descendentes, estive em locais associados à história da imigração, e em todas as ocasiões fui muito bem recebido. Também com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, demos continuidade à nossa cooperação e tivemos uma reunião durante a Cúpula do G7, em Hiroshima. Reafirmamos o compromisso de fortalecimento e cooperação por meio dos nikkeis, com base no reconhecimento compartilhado de que a comunidade nikkei brasileira, a maior do mundo, e a comunidade brasileira no Japão são pontes importantes entre nossos países.

Em janeiro deste ano, o Ministério das Relações Exteriores do Japão estabeleceu um novo Escritório para a Promoção da Cooperação entre as Comunidades Nikkeis na América Latina com o objetivo de apoiar a rede de contatos destas comunidades, incluindo a geração mais jovem, e promover ainda mais a cooperação entre os nikkeis na América Latina e no Japão. Com base nesse Escritório de Promoção, pretendemos trabalhar para implementar várias medidas para fortalecer os laços entre o Japão e a comunidade nikkei latino-americana, incluindo o Brasil.

Por fim, desejo o desenvolvimento ainda maior da comunidade nikkei e a felicidade e saúde de todos os imigrantes e seus descendentes.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img