No dia 21 de fevereiro foram divulgadas medidas tomadas pelo governo do Japão para o sucesso de seus compromissos enquanto país membro do G20. Em encontro de imprensa no Hotel Windsor Excelsior Copacabana, participaram Mariko Kaneko, vice-porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, e a assessora Mao Kamohara; Danilo Alves, jornalista/editor do Globo News International; Ana Claudia Guimarães/coluna Anselmo Gois do Jornal O Globo; Leila Sterenberg, jornalista do CEBRI-Centro Brasileiro de Relações Internacionais; Rina Ishikawa, cônsul cultural do Consulado Geral do Japão e o assessor econômico Frederick Goto; e Teruko Okagawa Monteiro, diretora cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro.
A vice-porta-voz Mariko Kaneko falou sobre a importância das mulheres nos esforços de paz global, a necessidade de maior participação feminina.
O “WPS-Women, Peace and Security (Mulheres, Paz e Segurança) + Inovação no Rio” – encontro da Chanceler Yoko Kamikawa com os Ministros das Relações Exteriores do G20 – ocorreu na Marina da Glória, Rio de Janeiro, em 22 de fevereiro.
Nesse mesmo dia, a ministra Yoko Kamikawa foi recepcionada pelo cônsul-geral do Japão Takashi Manabe, em sua residência. Participaram do jantar Teiji Hayashi, embaixador do Japão no Brasil, embaixador Yasushi Noguchi, diretor-geral dos Negócios Estrangeiros do Japão, Mitsuru Kodaira, assistente executivo da ministra.
Foram convidadas Elika Takimoto, deputada estadual do Rio de Janeiro, Joyce Trindade, secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher, profa. Suzana Kahn Ribeiro, diretora da COPPE/UFRJ e Silvana Nagai, diretora/presidente da Associação Nagai de Judô.
A ministra Kamikawa dialogou com as líderes femininas. Para ela, a participação das mulheres é fundamental para evitar violência e conflitos, e promover a Paz.
(Texto de Teruko Okagawa Monteiro)