Na noite de 22 de outubro, três dos quatro “Mie Amigos” da Associação Cultural e Assitencial Mie Kenjin do Brasil, que visitaram o Japão por duas semanas em janeiro do ano passado, no âmbito de um programa de intercâmbio da Província de Mie, realizaram um evento para apresentar a província a 60 estudantes e professores que visitarão o Japão neste final de ano, no Colégio Oshiman.
O evento foi organizado como parte de uma iniciativa conjunta do governo da província e da associação da província Mie, com recursos financeiros obtidos do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, tendo como contexto a continuidade do estreito relacionamento de intercâmbio entre a província de Mie e o Estado de São Paulo, que comemorou seu 50º aniversário no ano passado.
David Hideto Matsuzake, da Chuo Kaihatsu Corporation (CKC), que apoia uma série de eventos de relações públicas da província de Mie – desta vez, Udon Kai no dia 27 e o evento Ninja em novembro – foi o apresentador. Ele é ex-aluno da escola de língua japonesa Shohaku Gakuen.
O evento foi realizado no Oshiman desta vez porque 49 alunos atuais estão indo para uma viagem de experiência pelo Japão, entre 19 de dezembro a 9 de fevereiro. Além de uma visita de cortesia ao governo da província de Mie, eles também farão intercâmbios com a Takata Gakuen e a Escola St Joseph’s, e uma mensagem em vídeo de ambas as escolas foi exibida.
Desde 1973, a Oshiman organiza essa delegação ao Japão a cada dois anos, onde os alunos se esforçam para melhorar suas habilidades de conversação diária em japonês e têm várias experiências em diversos lugares, incluindo uma visita ao Palácio Imperial, intercâmbio com escolas de ensino fundamental e médio em Kimitsu, Chiba, uma visita ao Santuário Ise Jingu e uma visita ao Museu Memorial da Paz de Hiroshima e outros lugares.
No dia, três dos “Mie Amigos” – Edson Shiono, 49 anos, diretor do Departamento de Kendo do Mie Kenjinkai, Lucas Tetsuya Oyakawa, 21 anos, e Vitor Itiro Takahashi, 23 anos,- fizeram uma apresentação por cerca de 30 minutos sobre suas experiências na província. Apresentaram o Museu da Província de Mie, o Nabana-no-sato, uma das maiores iluminações do Japão, Sekijuku, uma cidade pousada do período Edo, a Vila Ninja de Iga, o Kumano Kodo e o Santuário Ise Jingu.
“O santuário Ise Jingu, em particular, é um lugar misterioso. Do portão torii em diante, é uma área sagrada, altamente respeitada pelo povo japonês e um lugar onde você pode sentir que o vento, o sol, as pedras e outros objetos naturais têm um poder especial. Eu recomendo que você experimente por si mesmo”, recomendou Edson Shiono.
Lucas acrescentou que “foi-me mostrada uma carta de um descendente de Hattori Hanzo em Sekijuku, dizendo aos ninjas para fugirem porque Oda Nobunaga havia morrido no Incidente de Honnoji, e senti a tremenda história da área”. Vitor acrescentou: “O mestre ninja que vivia no vilarejo de Iga levava uma vida autossuficiente cultivando campos e treinava arduamente todos os dias para aprimorar suas habilidades ninja. Fiquei inspirado por esse estilo de vida”.
Durante a sessão de perguntas e respostas no final da palestra, os alunos fizeram perguntas como: “Quanto custa comer o bife Matsuzaka? E lagosta? Enguias? Um dos alunos participantes, Felipe Okazaki (15 anos,), quando perguntado sobre o que achou da palestra, respondeu: “Quero comer o bife de Matsuzaka e visitar o Santuário de Ise. Estou ansiosa para visitar a província de Mie”, ele sorriu.
Em conformidade com o objetivo do acordo de irmandade entre a Província de Mie e o Estado de São Paulo, os participantes do programa de intercâmbio são denominados “Mie Amigos” e encarregados de promover intercâmbios. Nome da conta “mieamigos” no Instagram, Youtube e TikTok.