Marília espera cerca de 70 mil pessoas em quatro dias de Japan Fest

Grupo Hibiki Wadaiko, do Nikkey Marília, é uma das atrações confirmadas do 20º Japan Fest que acontece de 20 a 24 deste mês em Marília

A população de Marília, em especial a comunidade japonesa, está em contagem regressiva para a vigésima edição do tradicional Japan Fest, que este ano acontece de 20 a 23 deste mês, na sede campestre do Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Marília (Nikkey Marília). O festival, que faz parte das comemorações do aniversário da cidade e integra também o calendário de eventos do Estado de São Paulo, é uma iniciativa da TV TEM, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo (através do Proac/ICMS) Dori Alimentos e Supermercados Kawakami, da Prefeitura Municipal, e organização do Nikkey Marilia. 

Este ano, a expectativa dos organizadores é receber um público estimando em cerca de 70 mil pessoas nos quatro dias de evento, que é considerado um dos maiores festivais de cultura japonesa do país.

A montagem da estrutura do Japan Fest, que movimenta toda a região do Centro-Oeste paulista, teve início há duas semanas. Segundo o presidente do Japan Fest, Keniti Mizuno, uma das principais dificuldades este ano da Comissão Organizadora foi em relação à estrutura. “Na verdade, quem trabalha com organização de eventos está tendo muitas dificuldades este ano justamente por conta da retomada dos eventos presenciais – não só relacionados à cultura japonesa – em praticamente todas as localidades do país depois de um certo tempo parado por causa da pandemia”, destaca Mizuno, explicando que a locação para a montagem do festival, como palco, gerador, som, iluminação e banheiros químicos “triplicaram de preço”.

Concurso de Miss Nikkey vai eleger a mais bela descendente de japoneses de Marília e região

Parque – Apesar das dificuldades, Keniti Mizuno conta que “tudo está sob controle” e dentro do que foi programado. “Estamos fazendo tudo e até um pouco mais do que tínhamos proposto”, garante ele, que cita como exemplo a permanência do parque de diversões Vitinho Park – considerado um dos melhores do país – por sete dias ao invés dos quatro de costume.

Assim, o público poderá se divertir nas atrações de 20 a 26 de abril. “Só não podemos prolongar mais porque, no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, acontece o tradicional Undokai da Aecom (Associação Esportiva e Cultural Okinawa de Marília) na sede campestre do clube”, comenta Mizuno, referindo-se à gincana esportiva que conta com apoio do Nikkey Marília e Prefeitura de Marília.

Programação – Além do parque, o Japan Fest conta com uma programação variada com música, exposições culturais e de empresas e a famosa culinária japonesa, que em 2013 foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.

Destaque também para o Concurso Miss Nikkey, que elegerá a mais bela descendente de japoneses que representará Marília e região no palco do Festival do Japão. Haverá também espaço rural, artesanato, exposições de ikebana e de bonsai, cultural, Feira do Livro, oficinas e palestras relacionadas à saúde, agronegócios e cultura com especialistas locais.

No sábado (22), a presidente da Comissão de Arte Koguei do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, Olga Ishida, participará de uma oficina de cerâmica com a Oficina de Cerâmica Chieko Nishimura da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

Evento tem como um dos objetivos preservar e difundir a cultura japonesa na região

Abertura – A cerimônia de abertura, na sexta-feira (21), contará com a presença de autoridades municipal, estadual e federal. Na ocasião, o Nikkey Marília prestará uma homenagem ao prefeito reeleito de Izumisano (cidade-irmã de Marília), Hiroyasu Chiyomatsu. Estará presente uma comitiva formada por três funcionários da cidade japonesa: Shinya Oku (superintendente de Educação de Izumisano); Eiji Nakashita (Diretor de Cooperação de Cidadão) e Takashi Takeda (supervisor do Conselho Municipal de Educação).

Higashi Hiroshima, também cidade-irmã de Marília, participará da cerimônia através de uma mensagem gravada.

Solidariedade – A entrada será gratuita, mas haverá a tradicional campanha de arrecadação de um quilo de alimento não perecível. Toda arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade.

Público costuma prestigiar evento no Nikkey Marília evento deve receber 70 mil pessoas

(Aldo Shiguti)

20º Japan Fest

Quando

Dias 20, 21, 22 e 23 de abril. Quinta, das 18 às 23h; sexta, das 12 às 23h; sábado, das 16 às 23h30 e domingo, das 12 às 18h

Onde

Sede Campestre do Nikkey Marília: Av Benedito Alves Delfino, 2.850

Informações pelo telefone: 14/3433-4187 ou www.nikkeymarilia.com.br

A culinária japonesa é um dos destaques do Japan Fest

PROGRAMAÇÃO DE PALCO DO 20º JAPAN FEST

DIA 20 (quinta-feira)

18H: Abertura dos portões

19H: Karaokê (Nikkey Marília) / Requios Eisa Taiko de Marília / K-Pop com o Grupo Bittersweet de Marília

20H: Miss Nikkey – Com apresentação de Kendi Yamai

23H: Encerramento

DIA 22 (sexta-feira)

12H: Abertura dos portões

13H: Demonstração de Tai Chi Chuan (com Murilo dos Santos Almeida/Marília) / K-Pop Escola de Dança Pietra Lincah (Marília) / Karaokê (Nikkey Marília)

14H: Espaço de Arte Milene Bertoldi (Marília) / Kamishibai – Contação de Histórias e Oficina, com a Cia Koi de Lins (Espaço de Palestra) / Demonstração do Dojô Judô Nikkey Marília / K-Pop Grupo Evolve – Projeto Social Vera Cruz

15H: Bon Odori e Matsuri com Marília Dansu

16H: Taiko Dantai Fênix (Presidente Prudente)

17H: Tomodachi Yosakoi (Araçatuba) / Odori Fujinkai Buyokai (Bastos) / Odori Fujinkai Buyokai (Araçatuba)

18H: Abertura Oficial da 36ª Exposição de Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina / Coral Miriam Otachi (SP) / Grupo Miwa Seigensha de Música para Koto e Grupo Shinzan Tozan de Shakuhachi 

19H: Musical – Humberto Kenji e Cintia Nishimura (Maringá)

20H: Abertura Oficial do 20º Japan Fest com presença de autoridades municipal, estadual e federal, além de representantes da cidade japonesa de Izumisano (cidade co-irmã de Marília)

21H: K-Pop com o Grupo The Girls Front (Marília)

22H: Show com Bruna Gonçalves – Vera Cruz

23H: Encerramento

DIA 22 (sábado)

16H: Nikkey Kids

17H: Hibiki Wadaiko (Nikkey Marília) / Show Musical Infantil (Bastos, São Paulo e Londrina)

18H: Show Musical: Ricardo Nakase e Débora Iha / Hip Hop Escola de Dança Pietra Lincah (Marília)

19H: Tottori Shan Shan Kassa Odori (dança típica da província de Tottori) / Show com Takeshi Nishimura e Elaine Hara

20H: Requios Doukoukai Eisá Taiko (tambores japoneses)

21H: Show com o Grupo Todos Nós (Piracicaba)

22H: Show com Jaci Furquim e Grupo Cartola Branca

23H30: Encerramento

DIA 23 (domingo)

12H: Escola Modelo de Língua Japonesa (Nikkey Marília) / Requios Doukoukai Eisá Taiko 

13H: Show com Ricardo Nakase e Débora Iha / Tottori Shan Shan Kassa Odori

14H: Show com Takeshi Nishimura e Elaine Hara / Desfile Cosplay

15H: Show com o Grupo Todos Nós (Piracicaba) / Academia de Dança Jazz Bell / K-Pop com o Grupo Themis (Marília)

16H: Projeto Guri – Pólo Regional Marilia

17H: Hibiki Wadaiko (Nikkey Marília) / Nobuhiro Hirata e Requios Eisá Taiko de Marília

18H: Sorteios / Encerramento

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img