O ministério da educação japonês planeja iniciar o uso completo de livros didáticos digitais a partir do ano fiscal de 2024, iniciando com aulas de inglês para alunos de quinta e sexta séries do ensino fundamental, além de alunos do ensino médio.
Materiais digitais também serão utilizados para aulas de matemática, com previsão de início para 2025. Eles serão usados em conjunto com livros didáticos em papel para evitar confusão nas aulas.
O ministério apresentou um relatório provisório sobre o uso de livros didáticos digitais a um grupo de trabalho do Conselho Central de Educação, um painel consultivo do ministro da educação, e obteve ampla aprovação. Para o ensino do inglês, espera-se que os livros digitais com funções de conversão de texto em fala sejam eficazes para aprender a pronunciar palavras e melhorar as habilidades de escuta.
O ministério ainda não decidiu quando começará o uso de livros didáticos digitais para outras disciplinas. Tal como acontece com os livros em papel, os livros digitais serão adquiridos com fundos estatais e disponibilizados aos alunos gratuitamente.
No Japão, cada aluno do ensino fundamental ou médio recebe um gadget para aprender matemática, em cerca de 70% das escolas. Como a forma como os livros didáticos digitais são usados difere de escola para escola, o ministério planeja oferecer maior apoio aos professores.
Em uma pesquisa do ministério no ano fiscal de 2021, muitos estudantes disseram que preferem livros didáticos digitais para visualizar gráficos e fotos, bem como coletar informações, citando a facilidade em escrever e manter o que aprenderam como méritos dos livros didáticos em papel.