Livro aborda o impacto dos animês no Brasil

A jornalista e analista de cultura Sandra Monte está lançando seu mais novo livro, “ANIMÊS NO BRASIL: história e influência cultural e econômica”. O trabalho promete aprofundar o estudo da cultura pop japonesa no país, explorando as várias facetas dos animês e sua presença significativa na sociedade brasileira ao longo das últimas três décadas.

O livro é fruto de uma pesquisa detalhada, abordando não apenas os aspectos históricos dos animês no Brasil, mas também suas implicações culturais, comunicacionais e mercadológicas. Monte destaca como essas animações japonesas se integraram à vida brasileira, influenciando desde a televisão até os serviços de streaming, se moldando em eventos, dublagens, moda e costumes.

Sandra Monte explica a motivação por trás de seu novo livro: “Decidi escrever este livro como uma atualização do meu primeiro livro. Contudo, não fazia mais sentido falar somente de animê na TV. Além disso, preservar parte da História da animação japonesa no Brasil, pois muitas informações já se perderam com o tempo.”

Monte quer proporcionar às novas gerações um entendimento profundo da trajetória dos animês no Brasil, destacando a importância desse produto cultural e sua capacidade de transformar a sociedade. Ao longo do livro, ela conecta o passado ao presente, traçando um panorama completo da evolução dos animês e sua influência duradoura.

Sandra Monte é jornalista e analista de cultura, e tem especialização em “Mídia, Informação e Cultura” pela ECA/USP. Sua carreira é marcada por uma dedicação ao universo dos animês e mangás, com passagens notáveis como redatora do site Herói e, desde 2003, trabalhando ativamente no campo dos animês. Seu primeiro livro, “A Presença do Animê na TV Brasileira”, lançado em 2010, já é referência na área.

Atualmente, Monte mantém o site “Animes Quase Aleatórios”, onde publica resenhas e notícias sobre o mundo dos animês, utilizando também as redes sociais para compartilhar curiosidades e atualizações.

Para fãs de animações japonesas no Brasil, o livro “ANIMÊS NO BRASIL: história e influência cultural e econômica” é um convite para compreender a rica trajetória dos animês no Brasil, com a sua influência cultural e econômica que, apesar das transformações do tempo, continua fortemente ligado a sociedade brasileira.

O livro se encontra disponível nas livrarias: Comix, Fonomag, Sol e Anime Jump.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img