Liberdade vai receber o 1º Festival de Cultura Geek neste domingo

Vereador Aurélio Nomura, autor da lei que instituiu o Dia de Cultura Geek em São Paulo

Considerado um dos principais cartões postais da cidade d e São Paulo e reduto das comunidades asiáticas na capital paulista, o bairro da Liberdade vai receber um evento inédito. Trata-se do 1º Festival de Cultura Geek. Uma realização da Associação Brasil Nippo, o eventovai atrair fãs de cosplays, animes, tokusatsu, j-pop, games e cia.

Autor da Lei nº 17.672, de 6 de outubro de 2021, que incluiu no Calendário Oficial do Município de São Paulo o “Dia de Cultura Geek”, a ser comemorado todos os anos no dia 25 de maio – e que deu origem ao Festival, o vereador Aurélio Nomura chama a atenção para o fato de o evento ser realizado em local aberto e com atividades gratuitas.

“A Praça da Liberdade-Japão, que tradicionalmente recebe eventos como o Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas, Toyo Matsuri (Festival Oriental), Hana Matsuri (Festa das Flores) e o Moti Tsuki Matsuri (Festival do Bolinho da Prosperidade), além da Celebração do Ano Novo Chinês, é o palco ideal para o Festival de Cultura Geek pois a ideia é alcançar um público diferente, que curte cultura pop”, destaca o parlamentar, revelando que, a partir do próximo ano, o evento deve ganhar mais um dia e ser realizado no primeiro semestre.

O público pode participar doando um quilo de alimento não perecível que serão entregues à duas entidades assistenciais – a ASCCI (Associação Solidária contra o Câncer Infantil) e a Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono.

Atrações –O público poderá vivenciar o que há de melhor na cultura pop, com as principais atrações do segmento. Já estão confirmadas atrações de primeiro quilate como os dubladores Daniel Figueira (“Demon Slayer”, “Thomas e seus Amigos”, Sweet Home” e “Dragon Ball Kai”); Francisco Júnior (“One Piece”, “Demon Slayer”, “Jojo’s Bizarre Adventure” e “Aquman”) e Leandro Loureiro (“Pokémon 6”, “My Little Pony”, “Power Rangers: Dino Fury” e “Beyblade Burst”), além de shows com Anísio Mello Júnior (cantgor oficial de Dragon Ball e Dragon Ball Z), Sonia Santelmo (cantgora oficial de InuYasha e Shaman King) e Fernando Janson (cantor oficial de Pokémon, Shaman King, Yu-Gi-Oh e Shin Chan – O Garoto Animal).

Com apresentação de Kendi Yamai e Ayu Bacos, o evento traz ainda nomes como Akemi Matsuda (Embaixadora Kawaii no Brasil) e Yoo Na Kim (Embaixadora da Pucca & Garu no Brasil). O público também poderá conferir a performance do grupo paulistano Chemical Dance, que venceu o 1º Concurso de Anime Song Dance do Brasil, organizado pela Fundação Japão em São Paulo (FJSP), em março deste ano, no Espaço Cultural do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social).

Batmóvel e Carro da Barbie – Durante o dia todo, o público poderá conferir uma exposição de Carros Tuning Anime da Itasha Brasil, como o Batmóvel de 1966 e o Carro Conversível da Barbie.

Na sede da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, na Avenida Liberdade, haverá torneio de Jogos Retrô Arcade como Street Fighter e Mortal Kombat e também um Workshop de Game Design, Modelagem 3D, Criação de Jogos Mobile com a Zion Escola de Entretenimento.

 Já na Estação Japão-Liberdade do Metrô serão montadas tendas do Centro Cultural Hallyu com Cultura Pop-Coreano. O espaço terá workshop de mangá e ilustração com o pessoal da Abrademi e Japan Sunset Escola de Mangá. A Sato Company estará fazendo algumas exibições de séries de animes da Netflix e não poderiam faltar as vitrines dos famosos heróis japoneses da era TV Manchete: “O Fantástico Jaspion” e “Jiraiya O Incrível Ninja”.

Haverá ainda sessão fotos e autógrafos com os artistas “cantores e dubladores de séries de Animes” e o Espaço Cosmaker, com oficina de cosplay para iniciantes.

Destaque também para a apresentação de coreografias de sabres de luz com o grupo Blades Saber Club Brasil e a presença do cantor Tuuh, ganhador do prêmio de Melhor Produção Musical Geek 2022.

Jaspion – A programação do 1º Festival de Cultura Geek Liberdade traz ainda um bate-papo com o empresário Toshiro Egashira, que trouxe para o Brasil a série Jaspion, e o Akiba Cosplay – concurso de cosplay comandado por Kendi Yamai que selecionará um representante para a grande final que acontece no palco do Festival do Japão do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil -, considerado o maior evento de cultura japonesa do mundo fora do Japão.

Parceiros – São parceiros do 1º Festival de Cultura Geek na Liberdade a Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Metrô, Abrademi, Sato Company, Fundação Japão, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Rotary – Distrito 4220, Sabesp, Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo, Subprefeitura da Sé.

(Aldo Shiguti)

1º Festival de Cultura Geek Liberdade

Quando: Dia 17 de setembro, a partir das 10h

Onde: Praça da Liberdade-Japão

Entrada franca

1º Festival Geek da Liberdade – Dia 17/09

10H: Abertura do Evento

10H05: Parada Taikô – Grupo Kodaiko + Banda Arigatões

10H10: Show com a Banda Arigatões (Meme Rock e Anime Song Cover)

10H40: Quiz

11H: Show com Maypi (K-Pop)

11H30: Palestra sobre o Prêmio Cubo de Ouro

12H: Abertura Oficial com Autoridades

12H30: Apresentação de Dança com Chimera Dance Group

12H40: MayDay (K-Pop)

12H50: Tuuh + Band (Anima Song / J-Rock Music)

13H20: Talk Show com Marcos Chapeleta – Participação especial João Pedro Delfino)

14H: Show Musical – Anison Live Show

14H40: Talk Show com Marcos Chapeleta (Anime Dubbing Show)

15H20: Concurso Akiba Cosplay – Desfile e Concurso Cosplay (Com Kendi Yamai e Ayu)

16H20: Talk Show – Yoo Na Kim

16H30: Show Musical com Akemi Matsuda (Embaixadora Kawaii no Brasil)

17H: Talk Show com Marcos Chapeleta – Bate-Papo Túnel do Tempo TV Manchete

17H40: Dança – Chemical Dance

18H10: Apresentação com Sabre de Luz – Grupo Blades Saber Team

18H40: Sorteios – Kendi Yamai e Ayu

19H: Encerramento

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img