Conhecida mundialmente por ser equilibrada e altamente nutritiva, a dieta tradicional japonesa possui nuances que, para os ocidentais, é até difícil de imaginar. Por exemplo, combinar alguns alimentos durante uma refeição é um hábito normal por aqui, mas, do outro lado do mundo, pode resultar em uma indigestão.
A combinação possui até um nome: kuiawase (食い合わせ) ou tabeawase (食べ合わせ). São termos utilizados para combinação de alimentos, tanto as positivas quanto as negativas. O que torna uma determinada combinação boa ou má não necessariamente traz um embasamento médico ou científico. Alguns casos são apenas ruins por conta dos hábitos da população. Degustar determinados ingredientes juntos que possuem um preço alto é considerado muito luxo, portanto, um desperdício. Por exemplo, comer cogumelos matsutake com caranguejo caro de Hokkaido.
Confira alguns exemplos de combinações que, aos olhos de muitos japoneses, não caem bem:
Fruta doce + Mexerica
Mistura que pode passar despercebida por aqui, mas no Japão considera como um problema para o sistema digestivo. Mexerica é uma fruta que se caracteriza pela sua acidez refrescante, e essa acidez tem a função de inibir a ação das enzimas digestivas de frutas que são doces. Portanto, comer junto pode enfraquecer a função do sistema digestivo.
Camarão + Limão
Quem está acostumado com camarão na praia servido com limão, pode achar estranho, mas existe uma explicação. O camarão, além de ser gostoso, é rico em proteínas e pouca gordura, porém no Japão não é considerado uma boa combinação com limão. O motivo está no cobre do camarão e vitamina C do limão. O cobre que é mineral, tem função de oxidar a vitamina C, tornando o efeito nutricional ineficaz. A combinação também pode produzir toxinas. Não há efeito negativo de imediato na saúde, mas é aconselhado a não espremer limão no camarão.
Café + Chocolate
Outra combinação extremamente comum no Brasil, porém não vista com bons olhos no Japão. Pode ser algo estranho, mas o café e o chocolate não são considerados uma boa combinação. A razão para isso é que ambos têm cafeína. O consumo excessivo de cafeína pode levar uma série de problemas de saúde, incluindo distúrbio do sono, desidratação, dores de cabeça, náuseas. Embora não seja algo que deva ser evitado, é aconselhável ter cuidado com a quantidade de ambos quando for comer junto.
Leite + Chocolate
A combinação de leite com chocolate é bastante comum para o lanche da tarde, porém é considerado ruim em termos de ingestão nutricional. A razão para isso é a compatibilidade entre os polifenóis da massa de cacau que contém nos chocolates e a caseína que contém no leite. Ambos são bons para o corpo, porém quando ingeridos juntos, acabam dificultando a absorção pelo organismo.
Milho + Leite
Outra combinação comum tanto no Brasil como no Japão, porém para os japoneses a sua ingestão não é uma boa combinação nutricional. A fibra do milho impede a absorção do cálcio do leite. Além do risco, na visão dos japoneses, de dar um desarranjo intestinal.
Chá verde + Leite
“Matchá Latte”, a combinação de chá verde com leite, é uma bebida popular no Japão e no Brasil aos poucos está ganhando o paladar daqui. Porém, essa mistura não é considerada muito boa em termos de ingestão nutricional. A razão disso é o tanino que tem no chá verde e a proteína (caseína) que tem no leite. Os taninos coagulam as caseínas e impedem que seja absorvida pelo organismo.
Pepino + Tomate
Essa combinação é comum ver nas saladas. Porém, é considerado uma combinação não muito boa. Pepinos contêm uma enzima chamada ascorbinase que destrói a vitamina C dos tomates. No entanto, a ascorbinase é sensível ao vinagre e ao calor, portanto se comer com maionese ou molho com vinagre, não há problema nutricional.
Cerveja + Fritas
É bastante comum em uma mesa de bar você ver a combinação de cerveja com batata fritas. Mas isso também não é uma boa combinação. As bebidas alcoólicas, como cerveja, são decompostas principalmente no fígado, mas o processo gera enzima que promove síntese de gordura. Ou seja, comer alimentos com alto teor de gordura, como batata fritas com álcool, resultará em um aumento de triglicerídeos no corpo.